terça-feira, 20 de junho de 2017

Da condenação

Vasco Araújo, Debret (2013)
-
«Pelo que fizeram, se hão-de condenar muitos, pelo que não fizeram, todos.»
-
-
Vem este post a muitos propósitos. Outro dia, ouvi esta frase do Padre António Vieira a propósito deste conjunto de trabalhos de Vasco Araújo - já que as várias mesas que compõem este trabalho têm frases do Padre António Vieira e uma delas tem precisamente esta frase. 
A frase é interessante a muitos níveis, não só relativamente ao tema destas mesas. Também se aplica à actualidade, em diversos aspectos. 
E eu, envergonhadamente, também me incluo nela, pela minha inércia no meio destas desgraças todas - e porque acho que lamentar as vítimas, ou fazer comentários sobre o sucedido, é muito fraca ajuda. Embora, ainda assim, tudo seja melhor do que ignorar.

2 comentários:

LuisY disse...

Margarida

Também acredito numa responsabilidade colectiva pelos assuntos do país, do planeta ou da sociedade em geral. Somos muitas vezes cúmplices de barbaridades que se cometem pelo nosso silêncio ou inércia. Por vezes apressamo-nos a condenar esta ou aquela política ou a falta dela e nós não fizemos nada contra ela. Limitamo-nos a uma inútil indignação.

Bjos

Margarida Elias disse...

LuisY - É precisamente essa a minha opinião. Bom Domingo!