quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Do Outono com chuva

Gaetano Bellei, Colpo di Vento
-
Com a chegada de um Outono mais ortodoxo, trouxe esta pintura de Gaetano Bellei (1857-1922), um contemporâneo de Columbano, que só descobri agora. Para já, a chuva vem em aguaceiros e sem vento, o que para mim é bom - porque não gosto muito dela. É certo que até simpatizo com a chegada da chuva porque tem estado tempo de seca e de incêndios. E, por outro lado, tem chovido mais de noite, o que eu pessoalmente agradeço. Ainda bem que eu não mando no tempo e na chuva, porque nesse caso só chovia mesmo de noite.
Começa a chegar o tempo dos dias pequeninos, frios, cinzentos e chuvosos, que vou compensando com chocolate quente, bolos, castanhas assadas e moscatel (não muito, para não engordar). Costumo dizer que o que me alegra no Outono é o São Martinho, os meus anos e os preparativos do Natal - para além da família e dos amigos, naturalmente.
Pouco a propósito, hoje é dia de São Lucas, padroeiro dos pintores. Segundo um livro de Agatha Christie, em Inglaterra, é uma daquelas alturas em que era costume estar calor:
«Estava uma temperatura muito agradável no jrdim do vicariato. Uma daquelas vagas de calor de Outono abatera-se sobre Inglaterra. O inspector Craddock nunca se conseguia recordar se se tratava do Verão de São Martinho ou de São Lucas, mas sabia que era muito agradável...» - Agatha Christie, Anúncio de um crime, Ed. Asa II, 2015, pp. 117-118.

4 comentários:

Mister Vertigo disse...

A pintura que partilha é na verdade muito bonita e recorda-nos a chegada da chuva, que infelizmente tarda em aparecer e no final do mês com a inevitável mudança da hora é que sinto o Outono, embora as folhas das árvores em frente da minha casa já tenham mudado de tonalidades.
Muito boa tarde!

Paula Lima disse...

Que bela conjugação deve ser a das castanhas e do moscatel! Nunca experimetei, mas não é que ainda vou tão a tempo? :-)
Venha o S. Martinho e farei juz ao mesmo com umas belas castanhas assadas (congeladas, já descascadas, que poupo os dedos) e quiçá o belo do moscatel, que esse tem cor outonal!
Boa tarde!

P.S. Também, se pudesse mandar, mandava chover à noite!

Margarida Elias disse...

Mister Vertigo - As folhas das árvores são as primeiras a anunciar o Outono. Boa tarde!


Paula Lima - Castanhas e moscatel é muito bom :-) Boa tarde!

MR disse...

Também gosto desta pintura de um pintor que desconheço. Vou ver mais na net. :)
Bom dia!