quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Sequência de Fibonacci

Petra Paffenholz, Fibonacci Cubes (2014)
-
Os primeiros números da sequência (exceptuando o 0) são 1, 1, 2, 3, ...
É essa a razão pela qual hoje é o dia de Fibonacci (23 de Novembro, i.é, 23/11)
-
Na página do site Calendarr, diz-se:

«A sequência de Fibonocci é uma sucessão de números inteiros infinita que na qual cada termo subsequente corresponde à soma dos dois anteriores. Os números de Fibonacci são assim: 0,1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, 4181…
Ao se dividir qualquer número desta sequência pelo anterior, extrai-se a razão que é uma constante transcendental chamada de número de ouro. Esta proporção é muito usada na arte, arquitetura e design, por ser agradável ao olho.
Ao transformar estes números em quadrados e ao dispô-los de forma geométrica, consegue-se traçar uma espiral perfeita, que também é visível em variados organismos vivos.
Esta sucessão já era conhecida na antiguidade, mas foi Fibonacci que a explicou e divulgou na Europa, chamando a atenção para a sua importância no desenvolvimento da ciência.
O Dia Fibonacci comemora esta sequência e o homem que a descreveu em 1202, Leonardo Fibonacci, também conhecido como Leonardo de Pisa.
O matemático italiano teve ainda um papel relevante na introdução dos algarismos arábicos na Europa, sendo considerado o matemático ocidental mais talentoso da Idade Média.
Para celebrar o dia pode investigar sobre esta espantosa sequência e tentar descobrir onde ela se encontra à sua volta.»

2 comentários:

PNLima disse...

Ouvi falar desta sequência pela primeira vez no Dan Brown "Código da Vinci". Pelo menos essa parte da matemática lá estava correcta. Matemática nunca foi o meu forte (fugi para as Humanisticas)
Boa tarde (já chove!!)

Margarida Elias disse...

Paula Lima - Eu gosto de algumas coisas de matemática, esta é uma delas. Boa tarde!