quarta-feira, 18 de julho de 2018

Do Arco de Leiria

-
Segundo a placa informativa, a Casa do Arco corresponde a um projecto de reconstrução de Ernst Korrodi (1870-1944), datado de 1912. Na altura, fizeram-se modificações num prédio de habitação, de modo a ampliar a área habitável: «O arco da Rua da Misericórdia ficou transformado numa galeria envidraçada, apresentando um aspecto arquitectural com reminiscências no Castelo de Leiria».
-
Numa tese sobre o arquitecto, pode ler-se, a este propósito:
Korrodi interveio também numa das típicas moradias em arcos, na antiga Rua do Arco da Misericórdia (actual Rua Afonso de Albuquerque), na habitação de José Gaudencio Barreto, conhecida por Casa do Arco. Esta foi ampliada e sofreu alterações interiores em harmonia com o alinhamento modificado pela Câmara. Apesar de o primeiro projecto prever a demolição dos arcos, o projecto final manteve o arco virado para a Praça Rodrigues Lobo, que «fica vantagosamente transformado em uma ligeira e atraente galeria invidraçada e de aspecto architectonico a titulo de reminiscencia do antigo claustro e collunas serão para este effeito aplicados».
Cf. Regina Santos, Ernesto Korrodi, A Habitação na Imagem da Cidade de Leiria, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Dissertação de Mestrado), Vol. I, p. 97. A tese está disponível online in https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/23319.



 

2 comentários:

PNLima disse...

Passeei tantas vezes por aqui! E as vezes que ouvi os tios dizerem "vamos à Praça Rodrigues Lobo" não têm conta :-)
Aprendi agora mais um bocadinho, obrigada!
Bom dia

Margarida Elias disse...

Paula Lima - Eu gosto muito deste arco e da casa. Também só agora consegui saber mais sobre ela. Bom dia!