sexta-feira, 16 de novembro de 2018

De volta aos Capuchos

Um dos meus sítios preferidos, onde regressei no dia dos meus anos. As fotografias são sobretudo minhas, algumas serão da minha mãe. O excertos de texto são da Tese de Doutoramento de Ana Assis Pacheco (2013).
-
-
«Percorre-se de carro uma estrada que parece interminável para uma pessoa pouco habituada a ver árvores, árvores e apenas árvores. E quando se chega ao lugar não se avista nenhuma construção. Quando se avança a pé até ao convento ele continua sem aparecer. Está escondido».
-
«Ali, descansamos e olhamos o silêncio, na água quieta. 
Ali, percebemos que estamos num claustro. 
Mas não estamos no claustro convencional, pois não há nenhuma galeria a circundá-lo e a fechá-lo, aqui é apenas a natureza e algumas construções que envolvem e delimitam um terreiro, criando um espaço, semelhante a um claustro». 
-
-
«A humildade arquitectónica deve ser entendida pelo facto de o convento da serra de Sintra, ter pertencido a uma província franciscana da Estrita Observância, que era a Província de Santa Maria da Arrábida e que se reflectiu na arquitectura vernacular, económica e mínima. A dimensão reduzida das micro-celas, com portas mais baixas que qualquer adulto, com apenas 1,10mts, obrigava a baixar a cabeça, gesto penitente e entrada para cela, verdadeiramente recolhida».
-
-
«Naõ ha na Clausura interior mais que hum dormitorio, o qual tem quarenta palmos de comprido, e tres de largo, em tal fórma, que encontrando-se nelle os Religiosos, para hum passar, precisamente se recolhe o outro para alguma das cellas. Saõ estas taõ estreitas, que ordinariamente os seus habitadores dormem encolhidos, e alguns mandaraõ abrir na rocha, que lhes serve de parede, buracos para accomodarem os pès: as portas tem cinco palmos de alto, e palmo e meyo de largo; as paredes que as dividem, saõ de vimes tecidos com barro, e palha; o forro de tudo he de cortiça, e esta nas portas està pegada em grades de tosca madeira» - Frei António da Piedade, Espelho de penitentes e chronica da província de Santa Maria da Arrabida (1728).
-

-
«Um dos primeiros habitadores deste convento foi o poeta frei Agostinho da Cruz (1540- 1619), que aqui fez o noviciado e viveu durante longos 40 anos, retirando-se para o convento de Santa Maria da Arrábida, quando já ia nos 65 anos». Dele, é este poema:

«No monte, no valle 
tenho onde me esconda; 
sem ter com quem falle, 
nem quem me responda.»
-
-
Ana Assis Pacheco, 2013. Construção de um mundo interior, Arquitectura franciscana em Portugal, Índia e Brasil (sécs. XVI-XVII). Universidade de Coimbra (Tese de Doutoramento). Capítulo, sobre os Capuchos, online in https://www.academia.edu.

2 comentários:

PNLima disse...

Visitámos à 14 anos atrás, pouco tempo antes de nos casarmos e ficou para a nossa memória. Ficámos espantados com o facto de se conseguir viver naquelas condições de humidade e frio. Dizem que a fé aquece até a alma! Acredito que, neste local, lhes devia aquecer o corpo também.
Bom dia

Margarida Elias disse...

Paula Lima - Os Invernos deviam ser bem difíceis ali. Beijinhos!