sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Màmia Roque Gameiro (1901-1996)

Fui hoje ver a exposição Ver tudo: Màmia Roque Gameiro, que se encontra na Casa Roque Gameiro, na Amadora. Gostei muito, até porque se descobre uma excelente pintora, que está hoje quase esquecida. Ficam aqui fotografias que tirei de algumas das obras apresentadas.
-
O Açucareiro (c. 1920)

Quiet Room (1923)

Taberna dos injejuns

Nazaré (1926)

Sem Título (1920)

Ilustração do livro de Maria de Carvalho, ABC, Lisboa, Europa, 1938

Ilustração para Fagulha, n.º 1, 15 de Janeiro de 1958
-
E a casa também vale a pena voltar a visitar

5 comentários:

M,Franco disse...

Ainda bem que visitou esta exposição. Vale a pena
ser vista, para se apreciar a grande qualidade desta
quase desconhecida pintora. A casa também é muito
bonita e para mim é um ex-libris da terra onde nasci,
que presentemente não tem nada a ver com um sítio
bem agradável que era há dezenas de anos.
Ainda vou voltar a ver a exposição. Aproveito para
lhe desejar um feliz e próspero novo ano.

Margarida Elias disse...

Maria Franco - Gostei muito da exposição e gosto imenso da casa. Ontem dei uma volta pela zona e realmente faz pena com o urbanismo mal pensado prejudicou o enquadramento da casa. Devia ser bem mais bonito antigamente, aliás, como se vê numa das fotografias da exposição, do início do século XX. Feliz Ano Novo!

MR disse...

Tenho de ir ver a expo. Há uns anos fui à casa ver uma outra exposição e vi-me aflita ara a encontrar.~
Bom fim de semana!

Rui Luís Lima disse...

Uma exposição que iremos visitar.
Obrigado pela sugestão:-)
Continuação de umas Boas Festas!

Margarida Elias disse...

MR - Não é fácil de encontrar. O meu marido é que tem muito bom sentido de orientação. Boa tarde!

Mister Vertigo - Continuação de Boas Festas!