segunda-feira, 25 de março de 2019

Dia do Estudante

Segundo o meu Calendário, hoje é Dia do Estudante, e por isso aqui ficam imagens alusivas ao tema (algumas repetidas de posts antigos).
-
Adriaen van Ostede, The Schoolmaster (1662)
-
Winslow Homer, The Country School (1871, Saint Louis Art Museum, St. Louis)
-
Simon Glücklich, The Homework
-
-
Charles Blackman, Schoolgirl and Bilboards (1954)
-
Salvador de Almeida Fernandes, Liceu Dona Filipa de Lencastre (1958)
-
Para finalizar, a imagem acima é da escola onde estive nos anos 80, entre o 7.º e o 11.º ano. Em baixo, um registo de uma investigação onde colaborei, sobre mobiliário para edifícios públicos no Estado Novo, onde me deparei com este tema que achei muito interessante, o mobiliário escolar. Quem quiser saber mais sobre esse assunto aconselho o livro publicado na altura do fecho do projecto (e a propósito de uma exposição), do qual tirei esta imagem, onde existe um artigo de Alexandra Alegre, acerca de «Liceus e Escolas Técnicas».
-
Carteira individual, in João Paulo Martins (coord.), Mobiliário para Edifícios Públicos, Portugal, 1934-1974, MUDE / CALEIDOSCÓPIO, p. 79.

5 comentários:

PNLima disse...

E que bela a vida de estudante! Como queremos crescer depressa, passa-nos um bocadito ao lado o quão bom é!
Boa tarde

Rui Luís Lima disse...

Nos quatro anos da Primária tive uma destas carteiras como companhia:-)
Uma boa semana!

Margarida Elias disse...

PNLima - Julgo que tem coisas boas e coisas más, mas é verdade o que dizes. Bom Dia!

Mister Vertigo - Eu acho que destas nunca tive, mas tive umas parecidas. Bom dia!

MR disse...

O Dia do Estudante não é a 24 de março? Quando eu estudava celebrava-se o Dia do Estudante, mas a 24 de março. E se celebrava!... :)
Bom dia!

Margarida Elias disse...

O meu calendário diz que é a 25 :D Bom dia!