sexta-feira, 5 de abril de 2019

Termos de Arte e de Arquitectura: Ampolas

Ampolas dos Santos Óleos (2.ª metade do século XVIII, Palácio Nacional de Queluz, Queluz)
-
No Dicionário de Termos Artísticos e Arquitectónicos, diz-se: 
«Na antiga Grécia e em Roma, pequena ânfora de cerâmica, vidro ou outro material, utilizada para fins diversos. No início da era cristã, pequeno vaso de argila utilizado pelos fiéis para levar, dos santuários a casa, o óleo destinado a lâmpadas votivas. Na época medieval, as ampolas, feitas em materiais preciosos, continham o óleo sagrado com o qual eram coroados os reis» (Público, 2006, pág. 23).
Achei esta definição interessante, porque só conhecia o termo aplicado à química.
-
Columbano Bordalo Pinheiro, O Químico (1874, Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa)

5 comentários:

APS disse...

Tanta coisa que a gente desconhece... é só escavarmos um pouco para descobrirmos a nossa ignorância. Não sabia ou, pelo menos, tinha-me esquecido das ampolas usadas para os santos óleos.
Bom dia.

Margarida Elias disse...

APS - Eu acho que nunca tinha ouvido ou lido. Bom dia!

MR disse...

Eu também não conhecia este termo assim aplicado. Hoje tem outro significado, mas adaptado.
Resto de bom domingo.

M,Franco disse...

Impressionou-me mais o magnífico retrato feito
por Columbano.Fiquei com vontade de voltar ao
Museu do Chiado e admirar o quadro ao vivo.
Boa noite.

Margarida Elias disse...

M.Franco - Julgo que este quadro está nas reservas. Bom dia!