terça-feira, 18 de junho de 2019

Da Fotografia em Portugal - Emílio Biel


De uma conversa que ouvi hoje, chamou-me a atenção este fotógrafo, de origem alemã, que fiquei com vontade de conhecer melhor. A conversa era precisamente sobre a exposição «Imagem/Técnica, os inventários de Emílio Biel», patente na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto até dia 20 de Julho. Neste blogue, no poste «Da Fotografia em Portugal (casos do Palácio Nacional da Ajuda)», já tinha colocado uma fotografia dele, um retrato de D. Maria Pia, D. Carlos e D. Afonso (1875).
-
-
-

7 comentários:

APS disse...

Um Senhor fotógrafo, dos antigos.
( e não é por ter fotografado a arca de prata da Colegiada...)
Boa noite.

MR disse...

Tem belíssimas fotografias do Douro.
Boa tarde!

LuisY disse...

Margarida

Como desde há uns anos para cá me tenho dedicado à história familiar conheço bem a obra de Emílio Biel como retratista. Grande parte das famílias do Norte que tinham alguma abastança no último quartel do séc. XIX ou na primeira década do século XX fizeram-se fotografar no Emílio Biel.

E o que me aborrece nisto tudo é que só se publicam livros ou catálogos do Biel como fotografo de paisagens ou arte e nunca ligam nada ao seu trabalho de retratista e no entanto o Centro Português de Fotografia deve ter milhares de negativos ou provas em papel de retratos. Confesso que sonho com o dia em que digitalizem todo esse espólio de retratos, que são a memória colectiva de quase todas as famílias do Norte de Portugal.

Também nesses manuais que se editaram sobre o Biel nunca ninguém se dedicou a apurar se o Biel fazia só retratos no seu estúdio no Porto, ou se deslocava às cidades e vilas do Norte de Portugal. Presumo que nos arquivos desta casa fotográfica deve ser relativamente fácil encontrar a resposta a esta questão.

Um abraço

M,Franco disse...

Preciosas fotografias|
Boa semana.

Margarida Elias disse...

Merecia realmente um estudo mais aprofundado. Bjs!

Margarida Elias disse...

É verdade!

VR disse...

Tenho um retrato de grandes dimensões do meu pai, assinado por E Biel, tirado em estúdio por volta de 1907 mas colorido, não sabendo se foi pintado pelo autor ou posteriormente por outra pessoa.