quinta-feira, 6 de junho de 2019

Histórias da Pintura

Detalhe da Escola de Atenas de Rafael Sanzio, mostrando um auto-retrato de Rafael como Apeles, olhando o espectador, e, à sua direita, um seu amigo (Perugino ou Timoteo Viti) como Protógenes (1509-1511, Palácio Apostólico, Cidade do Vaticano)
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«Vede quão estimado foy Protogenes Pintor jlustre: que estando El Rej creo que Demetrio sobre Rodes que tinha cercado, E entrãdo Ja nella e pondo lhe o fogo: a deixou de tomar aquelle dia E fez apagar o fogo somente por não Arder huma tauoa de Pintura de Protogenes que estaua naquella parte. E fez Retirar o seu Exercito E Armados so por não Danar aquella Pintura (...)».
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Francisco de Holanda, Lembrança Ao muyto Serenissimo e Christianissimo Rey Dom Sebastiam: De quãto Serve A Sciencia do Desegno e Etendimento da Arte da Pintura, na República Christam Asi na Paz Como na Guerra (Lisboa, 1571). In Jorge Segurado, Francisco d'Ollanda, Lisboa, Edições Excelsior, 1970, página 134.

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