terça-feira, 7 de junho de 2011

À janela: ver e ser visto II

Goya (atribuído), Majas on a Balcony (Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque).
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Manet, Le Balcon (1868-1869, Musée d'Orsay, Paris).
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 «(…) depois de ter influenciado a geração romântica, a “maneira” espanhola, com o seu modelado e o seu colorido, ia provocar uma importante viragem estética e marcar definitivamente a geração realista
A escola espanhola foi uma fonte de anticlassicismo que veio responder às aspirações da jovem pintura, que rejeitava o Belo ideal herdado de Rafael e a dramaturgia, o colorido e o dinamismo das composições românticas. A Espanha abria, assim, as portas a uma nova maneira de captar a realidade, com o seu gosto pela veracidade e a sua abertura às emoções humanas. Ao mesmo tempo, a pintura espanhola prestava-se, do ponto de vista da execução, a uma grande economia de meios e o seu colorido escondia, subjacente, um gosto sensual pela matéria pictural (...)».
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Lucília Verdelho da Costa (2007)

2 comentários:

  1. Gostei muito das telas.
    O trecho é muito interessante, não há dúvida que foi um ponto de partida para outras inovações.
    Bjs. :)

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  2. Ana: É verdade e é interessante ver como o interesse pela pintura espanhola permitiu o desenvolvimento da pintura do século XIX.

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