«A Arte, porém, é uma só, e a arte decorativa (...) é a expressão mais universal e mais perfeita da aplicação do belo ao útil».
---
Manuel de Macedo (1895).
-
O Museu de Cerâmica de Sacavém inaugurou no dia 18 de Maio uma exposição itinerante anteriormente apresentada em Aveiro e na Figueira da Foz – A Arte Nova nos Azulejos em Portugal. Este evento retoma, de uma forma mais selectiva e centrada no estilo Art Nouveau, parte do acervo anteriormente apresentado no Museu durante a exposição Azulejos de Sacavém: Colecção de Feliciano David e Graciete Rodrigues, realizada em 2001. Encontra-se representada quer a produção azulejar nacional, através das fábricas Bordalo Pinheiro, Carvalhinho, Constância, Desterro, Devesas, Fonte Nova, Lusitânia e Sacavém, quer a produção de diversos países europeus – Alemanha, Bélgica, Espanha, França e Inglaterra.
---
Link: «Nova Exposição no Museu de Cerâmica de Sacavém», in Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém, 15/5/2012.
Citação de Manuel de Macedo in Maria do Carmo Sousa Lino, As Artes Decorativas na Obra de Raul Lino, Lisboa, Universidade Lusíada, 1999 (Tese de Mestrado).
Que lindos azulejos! Obrigada por partilhares!
ResponderEliminarGosto muito de azulejaria.
Gostava de ver essa exposição.
Já agora, aproveito para te deixar este link:
http://memoriasdesacavem.blogspot.nl/
Bjs!
Amo azulejos, simplesmente amo.
ResponderEliminarbjs
Sandra: Irei ver. Bjs!
ResponderEliminarCozinha dos Vurdóns: Ainda bem!:) Obrigada e bjs!
Adoro azulejos e gosto muito de arte Nova.
ResponderEliminarBeijinho. :)