quarta-feira, 29 de julho de 2015

Maternidade

Almada Negreiros, Maternidade (1948 - in Modernismo)
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«Os desenhos da Maternidade (de Almada) foram feitos em Bicesse, num dia entre as 10 da manhã e as 8 da noite. Para mim foi uma coisa maravilhosa! Desceu a rir a escada do quarto que vem dar à sala. Vinha muito bem disposto, com uma resma de papel debaixo do braço: "Olha, diz para me trazerem o pequeno-almoço e que o ponham na mesa de pedra." Era ali, naquela mesa de mó de moinho que ele gostava de tomar o pequeno-almoço no Verão. Tomou o pequeno-almoço, pôs de lado o tabuleiro e começou a desenhar. Era maravilhoso! Depois veio o almoço. Voltou a atirar-se aos papéis, comemos, acabámos e voltou ao desenho. Depois veio o lanche e voltou a desenhar até à noite. Não assinou, pôs só 48, foi em Agosto. Aqueles desenhos são uma magistral lição de desenho. É preciso um grande talento para desenhar assim! Ele fazia um risco, depois desse risco havia outros em relação a esse. Eu estava hipnotizada, sem saber o que ia sair. De uma mancha de tinta que caiu, fez um sol [...].»
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Idalina Conde, «Sarah Affonso, mulher (de) artista», in Análise Social, vol. xxx (131-132), 1995 (2.°-3.°), p. 482.
http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223380867N0gCT8bj8Es43IE6.pdf

6 comentários:

  1. Muito fresca e expressiva a descrição...
    Bom dia!

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  2. A Sarah Affonso deve ter sido uma pessoa extraordinária. Bom dia!

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  3. :-) Ai, o amor, o amor...:-)
    Gostei muito do desenho e do texto. Uma ternura, ambos.
    Bjs!

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  4. Interessante.
    Também simpatizo com a figura de Sarah Affonso.

    Boa tarde:)

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  5. Simplesmente maravilhoso este registo.
    Beijinho. :))

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  6. Sandra - O amor de Sarah por Almada é realmente extraordinário. Bjns!

    Isabel - Gosto da obra dela e merecia ser melhor conhecida. Bom dia!

    Ana - Obrigada!! Bjns!

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