Eliot Hodgkin, Undergrowth (1941, Tate, Londres)
-
Gosto muito de passear e ver as plantas que nascem espontaneamente, pelo que me interessam as pinturas que as representam. A primeira obra é de Eliot Hodgkin (1905-1987), que terá dito: «What I want to paint are the things that have been seen so often that people no longer notice them». A segunda é de Nigel Henderson (1917-1985), que estudou biologia no Chelsea Polytechnic. Segundo a página da Tate: «This collage focuses on living organisms, their intricate forms and layered structures, studied through a microscope».
-
Nigel Henderson, Collage for ‘Patio and Pavilion’ (the growth of plant forms) (1956, Tate Britain, Londres)
-
Ambas as obras, muito diferentes, apesar da proximidade das datas, traduzem essa simpatia pela flores e ervas silvestres, que também já fora representada em obras de Dürer (1471-1528), por exemplo, como nesta aguarela que é uma das minhas pinturas preferidas de toda a História da Arte:
Albrecht Dürer, Great Piece of Turf (1503, Albertina, Viena)
-
A este propósito vem também o texto de Richard Mabey, «The lowly weed has its day», de 2011, que finaliza assim: «Ralph Waldo Emerson generously suggested that a weed is not so much a plant in the wrong place as “a plant whose virtues have not yet been discovered”. Perhaps, in the desolation we are making of the planet, the weed’s moment has arrived.»
Todas as pinturas, muito diferentes, são lindas. E gostei da afirmação de Eliot Hodgkin, muito certeira.
ResponderEliminarBoa tarde!
MR - Também gostei. Boa tarde!
ResponderEliminar