Arnaldo Madureira, Rua Andrade, 55 (1960, Arquivo Municipal de Lisboa, via Lisboa de Antigamente)
-
«Actualmente [1949], enquanto não sejam sempre classificação oficial mas termos de origem popular, há os chamados Bairros, que correspondem ao que antigamente tinham várias denominações (…), com a diferença de possuírem geralmente os modernos locais uma área consideravelmente mais extensa do que os antigos. Tais são os bairros:
Andrade,de Alcântara,de Campo de Ourique,do Castelo,David Lopes,da Estefânia,da Liberdade,de Londres,da Madre de Deus,Novo da Lapa, etc.
e mais modernamente os
Bairros sociais (do Arco do Cego),Bairros de casas económicas (do Alto da Boa Vista),Bairros residenciais (da Ajuda, habitações de luxo),
que tomaram o nome ou do local ou de pessoas proprietárias do terreno, ou que se pretendeu homenagear; e cujas vias públicas foram baptizadas com os nomes subordinados aos mesmos motivos das restantes ruas da cidade (…).
Há modernamente a tendência para dar às vias públicas de certos aglomerados urbanos os nomes de pessoas ou objectos ideològicamente relacionados, sendo esses bairros vulgarmente conhecidos por tais características. Assim temos os Bairros:
-dos Actores,das Colónias,das Nações,dos Estrangeiros, etc.»
A. Vieirada Silva, «Origens e motivos dos topónimos de Lisboa», in Olisipo, N.º 47, Julho de 1949, p. 155.
Não me lembrava que aquele bairro frente ao Alto de S. João se chama David Lopes,
ResponderEliminarA antiga Encosta da Ajuda é hoje o Restelo que, para além da habitação de luxo também tem/tinha um bairro de casas económicas. Tudo se transforma.
Onde fica(va) o bairro dos Estrangeiros? Tenho de reler o Vieira da Silva.
Gosto muito destes posts.
Bom dia!
Vinheta: Pina Bausch estará sempre de parabéns.
ResponderEliminarMR Tambem ha aqui bairros citados que nao sei onde ficam. Bem que gostaria de ler um bom livro sobre a historia dos bairros de Lisboa, antigos e novos. A revista que coordenei, com a Prof. Raquel Henriques da Silva, nao teve muitas respostas ao call e tendencia e estar sempre a escrever sobre os mesmos bairros. Bom dia!
ResponderEliminar