sexta-feira, 21 de junho de 2013

1978

Uma bela ponte e uma bela vista de Lisboa (link).
---
«Era uma vez... O Homem» - a série de animação que marcou mais a minha infância - contando ainda com os seus temas posteriores (link):
-
Um dos meus artistas preferidos e o meu querido planeta, Caetano Veloso, Terra (link):
«Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...»

-
E, para a Sandra, o J.T. em 1978:

4 comentários:

APS disse...

Do primeiro vídeo, acompanhei as revistas e na Tv, por causa dos meus filhos. E eram giríssimas, muito bem feitas, educativas.
Onde já vai isso!, com as bélicas, alarves e boçais, quase sempre, séries estupidificantes que passam hoje...
Não é só da idade, mas uma constatação efectiva da paupérrima qualidade actual.

Margarida Elias disse...

É verdade APS - tenho umas saudades enormes de algumas séries que davam antigamente - inteligentes e divertidas.

Presépio no Canal disse...

Muito Obrigada! :-)) Gosto muito, muito deste filme. Tem canções muito bonitas.
Isto agora deixou-me a pensar...Vamos lá ver se me consigo expressar porque são coisas que mexem comigo.
Portugal chamou o FMI em 77 e 83, como sabemos,não é? Ok, tinha 7 e 13 anos, respectivamente. Foram anos muito duros. Ainda me lembro da célebre frase que tínhamos de apertar o cinto e da minha mãe dizer que não tinha mais furos para apertar e que não sabia como ia fazer...Não foi fácil.
Mas tudo isto aconteceu num período em que a música internacional era muito alegre (os BeeGees, os Abba, etc) e a televisão passava bons programas. Havia as tardes de Domingo com os filmes com o Fred Astaire, a Ginger Rogers, o Gene Kelly, a Esther Williams (que faleceu há pouco tempo). Havia boas séries de animação como a que referes no post, havia a série "Os Cinco" da Enid Blyton, etc. E tudo isto suavizou - pelo menos, falo por mim - uma infância que foi marcada por muitas dificuldades económicas. E consigo ter boas recordações. Sei lá, porque me lembro de ir para casa da vizinha dançar o Grease e fazermos coreografias - ela punha o LP no gira-discos (eu não tinha gira-discos, nem podia comprar LP's)e dançava. E ainda hoje, se estiver mais aborrecida com alguma coisa, vou ao Youtube e vou ver um video do Grease e canto uma das músicas. E acredito sinceramente, que a música que ouvimos na infância, as séries que vemos, o muito que nos divertimos com tudo isso, influi na pessoa que nos tornamos mais tarde. E acho que é por isso, que estou muito grata à música disco, à RTP e às bibliotecas públicas (onde podia ir buscar livros gratuitamente, como os da Enid Blyton, da A. Christie, etc), porque todos eles contribuiram para me dar uma infância feliz, apesar dos pesares. Diverti-me imenso. Gostava também do Eurofestival, sendo que a minha preferida, naquela época, foi a do José Cid - que também coreografava na casa da vizinha. E havia as séries da BBC que eu gostava muito. Uma das séries da minha vida é o "Upstairs/Downstairs" e lembro-me que gostei muito do "Reviver o Passado em Brideshead". A voz do Jeremy Irons, ai, bom, é melhor ficarmos por aqui...:-))
Isto para dizer que está a ser muito vir aqui diariamente. ;-))
Beijinho, beijinho e até amanhã.
:-))

Margarida Elias disse...

Ainda bem Sandra!!! Bjns! :)