segunda-feira, 22 de maio de 2017

De um passeio ao sítio da Nazaré

Em busca do lugar onde D. Fuas Roupinho foi salvo...
 
A Capela
 

 
 
 
 
 
 



Dizem que é a pegada do cavalo de D. Fuas...

5 comentários:

APS disse...

Ficou-se pelo mais bonito, e fez bem, porque a subida ao "Sítio", lá no alto, está juncada, por quase todos os lados, de um imobiliário caótico de casario desproporcionado e feio..:-(
Uma boa semana!

LuisY disse...

A Nazaré e o Dom Fuas Roupinho são mitos e símbolos do eterno Portugal.

É curioso que o meu pai em pequenino acreditava que o motivo estátua, da célebre louça do Cavalinho, representava o D. Fuas Roupinho.

Acho que todos nós nos encantamos com essa história do Dom Fuas, impedido de cair no abismo no último momento por intercessão da Virgem e de facto o precipício que se avista lá em baixo é terrivelmente assustador.

Bjos

Margarida Elias disse...

APS - De facto achei que a ermida e a vista eram o melhor do lugar, muito embora não tenha entrado na Igreja - e acho que o lugar podia ser melhor valorizado. E também gostava de ter tido tempo de visitar o Museu. Bom dia!

LuisY - O D. Fuas Roupinho faz também parte do meu imaginário infantil - juntamente, por exemplo, com a Dama do Pé de Cabra. Nunca o imaginaria, contudo, ligado aos pratos "cavalinho", apesar de existirem muitos em casa da minha avó paterna. Bjos!

LuisY disse...

APS tem razão, o caminho até ao sítio é um susto do ponto de vista da arquitectura e do urbanismo, mas depois quando lá chegamos, ficamos sempre deslumbrados com a capelinha, a vista magnífica e a possibilidade de rever "in situ" uma história que há gerações e gerações é extremamente popular entre as crianças.

Bjos

Margarida Elias disse...

LuisY - É bem verdade. A capela é linda, sobretudo pelos azulejos. A vista é muito bonita. A história faz parte do imaginário. Boa tarde!