domingo, 23 de agosto de 2009

«O Castelo de Monte Salvat»

Castelo dos Mouros - Sintra (Fotografia de Margarida Elias, Julho de 2009).
---
«Um dos lugares de maiores tradições ligadas aos Mouros sintrianos é indubitavelmente o seu misterioso Castelo dilatando-se do cume pelas encostas do Monte das Penhas ou dos Penedos (...)»
«Mas este não é mais um castelo... é uma Rábita ou Templo-fortaleza de Cavaleiros monges, primitivamente Fatímidas. A dupla muralha (...) possui o sentido iniciático de peregrinação para o centro, o Centro Primordial (...) que depois veio a ser a Capela de S. Pedro de Penaferrim (...)».
«Ainda a ver com este Castelo de Sintra se liga a lenda de Melides, que assim conta: Após a conquista de Santarém, o rei D. Afonso Henriques impôs um cerco a Lisboa, que se estendeu por três meses. (...) o soberano incumbiu D. Gil, um cavaleiro templário, que formasse um grupo com vinte homens (...) para secretamente irem ali observar o movimento inimigo, (...). Entre Colares e o Penedo, Nossa Senhora aparece aos receosos cavaleiros e lhes disse: «Não tenhais medo porque ides vinte mas ides mil, mil ides porque ides vinte». Desse modo, cheios de coragem, (...) ao final de cinco dias de percurso confrontaram o inimigo, derrotando-o e conquistando o Castelo dos Mouros de Colares. Em homenagem a este feito foi erguida a Capela de Nossa Senhora de Melides».
---
Vítor Manuel Adrião (2007).

Sem comentários: