domingo, 6 de setembro de 2009

As Termas dos Cucos






Situadas a 2 Kms de Torres Vedras, a caminho de Runa, a história das Termas dos Cucos remonta a 1746. Nesse ano começou a utilização das águas e lamas dos Cucos. Contudo, só em 1866, foi nomeada uma Comissão que procedeu a estudos preliminares sobre as Águas Minerais do Reino e onde figuravam as nascentes dos Cucos. Duas décadas depois chega a Torres Vedras o primeiro comboio da linha do Oeste e é projectada a construção do complexo termal.

As suas águas eram apropriadas para reumatismos crónicos, artroses, espondilartroses, artrites reumatóides, espondilartrites anquilosantes, reumatismos extra-articulares, nevralgias reumáticas, gota, sequelas de traumatismos. Os meios de cura incluíam ingestão de águas; banhos de imersão e duches, bem como aplicações locais e gerais de lamas termais.

Memória de uma época em que o Termalismo se afirmava um pouco por toda a Europa, desvendam-nos as Termas do Cucos o romântico cenário de finais do Século XIX. Embora presentemente encerradas, visitá-las é viajar no tempo, de regresso a 1893, ano de que data o conjunto arquitectónico constituído por Balneário, «Buvette», Hotel, «Challets» e Casino.

---

Cf. Site da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Sem comentários: