terça-feira, 15 de setembro de 2009

A «Anunciação» de Frei Carlos

Pintura de Frei Carlos, Anunciação (1523, Museu Nacional de Arte Antiga).
---
A Anunciação que aqui fica publicada foi pintada por Frei Carlos (activo c.1517–c.1535) um pintor luso-flamengo cuja actividade se desenvolveu na Oficina de pintura do Espinheiro, um convento de frades jerónimos, em Évora. Pessoalmente sou admiradora do tema da Anunciação e sempre me fascinou a representação de anjos.
Esta pintura segue um modelo repetido em outras «Anunciações» da Escola Portuguesa do século XVI, como por exemplo de Jorge Afonso e Gregório Lopes. Dentro de um estilo influenciado pela pintura flamenga, figura o tema religioso num espaço quotidiano, onde os objectos comuns adquirem um valor simbólico. As colunas simbolizam Cristo, as flores brancas a virgindade de Maria, a pomba é o Espírito Santo que será encarnado. O anjo vem da esquerda, como é habitual na iconografia do tema - mas não é comum a existência de anjos músicos no exterior. A Virgem está ajoelhada junto da Bíblia aberta, olhando para o anjo à sua esquerda. Um aspecto interessante desta Anunciação é o colorido claro que predomina, o qual, juntamente com a dlicadeza do desenho das figuras, confere a esta pintura um carácter etéreo e transcendente, que acentua o facto de estarmos perante a representação de uma cena milagrosa.
---
Margarida Elias.

2 comentários:

Anónimo disse...

Utilizou alguma referência bibliográfica? Obrigada.

Margarida Elias disse...

Foi um texto baseado num trabalho que fiz no Mestrado há muitos anos. Terei certamente usado referências biobliográficas, mas teria de as procurar... Bom Natal!