domingo, 29 de julho de 2012

Figos

José António Barros, Natureza morta com frutos (Museu de Évora).
-
Gosto de figos, não só porque gosto do seu sabor (especialmente da variedade "pingo de mel"), mas também porque na Quinta dos meus avós havia uma enorme figueira - que era de figos pretos - que marcou o meu imaginário infantil. Mas também gosto de ver figos na arte e fiquei a pensar qual seria o seu significado. Pesquisei na internet e percebi que a figueira seca tem uma conotação negativa ligada ao Novo Testamento (representa a Sinagoga que não reconheceu Cristo como Messias), mas também li que sonhar com figos é sinal de dinheiro. Decidi aprofundar o tema e descobri que a figueira é um símbolo de abundância, que no Egipto tinha um sentido iniciático e que os eremitas se alimentavam de figos. Foi com folhas de figueira que Adão e Eva se taparam depois de provar do fruto proibido e no Livro dos Reis as outras árvores pediram à figueira para que reinasse sobre elas. Na Ásia ela é a árvore do mundo, que liga a terra ao céu. Foi debaixo de uma figueira que Buda obteve a Iluminação. É um símbolo de força, de vida, de fecundidade, de imortalidade e do conhecimento superior. Segundo as crenças dos antigos romanos, Rómulo e Remo tinham nascido debaixo de uma figueira e, para os gregos, a figueira era consagrada a Dionísio.
---
Bibliografia: Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, Dictionnaire des Symboles, Paris, Editions Robert Laffont, 1982 e http://www.citador.pt/

2 comentários:

Presépio no Canal disse...

Partilho desse teu gosto pelos figos. Aliás, em menina, costumava ir apanhar figos com o meu avo.Ainda hoje, é dos melhores manjares que me podem apresentar. :-))
Gostei muito da tua pesquisa. Que interessante tudo o que contas!

Beijinhos e Bom Domingo! :-)

Margarida Elias disse...

Bembons os figos! Mas não consigo comer muitos de uma vez... Bjs!