quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Os gatos e os artistas

Pierre Auguste Renoir, Sleeping Cat (1862).
---
«I love cats because I enjoy my home; and little by little, they become its visible soul». 
---
-
Matisse
(Link)
-
Rafael Bordalo Pinheiro
(Link)
-
«Women, poets, and especially artists, like cats; delicate natures only can realize their sensitive systems».
---

5 comentários:

APS disse...

Embora eu não seja grande amante de gatos, este de Renoir é belíssimo, e não conhecia o quadro.

ana disse...

Margarida,
Adoro gatos. Desde que tenho a minha casa que tenho gatos, são companheiros de brincadeiras, são amáveis, são rezingões, são carinhosos e são fofos.
Cada gato tinha e tem a sua personalidade singular.
Tenho uma Mimi e um Francisco.
Ela é uma doçura e ele um gato valente.
O primeiro gato que tive era o Quico, depois associou-se uma Thai. Mais tarde veio uma Sonja e finalmente os dois que referi. Deram-me muitas alegrias e algumas preocupações.
beijinho e gostei muito deste post. :))

Margarida Elias disse...

APS - Eu gosto de gatos e de cães, por razões diferentes. O meu signo chinês é cão e por acaso sinto que tenho muito em comum com as características desse signo. Em contrapartida, cada vez mais penso que se há reencarnações devo ter sido gato - tenho muitas semelhanças (com excepção do gosto de caçar). Na infância tive gatos e cães e conheço as qualidades / defeitos de cada um. E tenho muito respeito por ambos. Por fim, concordo consigo: não sou uma "fã" de Renoir, mas adoro este quadro.

Ana: Como disse acima, gosto de gatos. São uns animais extraordinários. Adoro o livro de T. S. Elliot sobre os gatos e adorei o musical - exprimem bem de facto como são os gatos. Uns bichos fantásticos e bons companheiros! Mesmo nas suas manias têm graça. Uma das melhores lembranças da minha vida é de um gatinho que tive (mas fugiu com 4 meses), que fazia um ron-ron que se ouvia a léguas. Beijinhos para si e festinhas aos seus gatos! :)

Presépio no Canal disse...

Mas que post fofo!
Bom, eu sou suspeita. Eu adoro gatos, especialmente, o meu Fofinho, claro. Tão meigo, tão querido, como ele só.
Há muitos gatos na minha rua e, as vezes, eles entram cá em casa, especialmente quando abro portas e janelas para arejar. Conheço-os a todos e sei que estão bem tratados. Um dia assustei-me. Estava a fazer a cama e quando olhei para trás, vi um dos gatos da minha vizinha no corredor a olhar para mim. Tinha entrado pela porta da sala que dá para o jardim traseiro. Outras vezes, colocam-se nos parapeitos das janelas a observar o que estou a fazer. E as vezes, parecem umas comadres a cuscar, principalmente quando se juntam na entrada do jardim da frente. :-))
Bjs!

APS disse...

Só uma precisão, Margarida. Não gosto particularmente de cães nem gatos, por razões práticas: por cães fui mordido, aí umas 6 vezes, até aos 14 anos; e a gata "Violeta", de uma minha Tia, arranhou-me, e bem, duas vezes, na infância - são coisas que se não esquecem...
Isso não obsta a que goste de observar (ao longe..:-)) os movimentos dos gatos e a actividade dos cães. E, esteticamente, acho os dálmatas muito bonitos.