segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Como uma interpretação errada de duas abreviaturas pode levar a uma errada resposta:

Certa ocasião uma família inglesa foi passar as férias à Alemanha.
No decorrer de um dos habituais passeios, os membros da referida família repararam numa pequena casa de campo que lhes pareceu muito apropriada para passar as férias de verão. Informados de quem fosse o proprietário e vindo a saber que se tratava de um Pastor protestante, pediram que lhes mostrassem a pequena propriedade. A casa, tanto pela sua comodidade, como pela sua óptima situação, agradou muito aos visitantes ingleses, que resolveram alugá-la para a próxima estação.
Regressados a Inglaterra, discutiram muito acerca da planta da casa, quando de repente, falando sobre a utilização a dar às diversas divisões, a senhora se lembrou de não ter visto o W.C..
Confirmando o sentido prático dos ingleses, a senhora escreveu imediatamente, para obter pormenores, tendo a sua carta sido formulada da maneira seguinte:
«Gentil Pastor:
Sou um dos membros da família que à pouco tempo o visitou com o fim de alugar a sua propriedade no próximo Verão, e visto todos nós havermos esquecido um detalhe importante, muito agradecíamos que nos informasse em que local se encontra o W.C..»
O Pastor, não compreendendo o significado das abreviaturas W.C., e julgando tratar-se da capela da seita inglesa "White Chapel", respondeu nos termos seguintes:
«Gentil senhora:
Recebi a sua carta e tenho prazer de comunicar-lhe que o local a que se refere fica a 12 kilómetros da casa.
Isto é muito cómodo sobretudo se se tem o hábito de ir lá frequentemente.
Neste caso, é preferível levar de comer para ficar lá todo o dia. Alguns vão a pé, outros de bicicleta. Há lugar para 400 pessoas sentadas e 100 de pé. O ar é condicionado para evitar os inconvenientes da aglomeração.
Os assentos são de veludo e recomenda-se o chegar cedo para apanhar lugar sentado. As crianças sentam-se ao lado dos adultos e todos cantam em coro. À entrada é fornecido um papel a cada pessoa, mas se alguém chegar depois da distribuição, pode usar o papel do parceiro do lado.
Tal papel deverá ser restituído para poder ser utilizado durante todo o mês. Existem amplificadores de som. Tudo o que se recolhe é para as crianças pobres da região. Fotógrafos especiais tiram fotografias para os jornais da cidade, de modo que todos possam ver pessoas no cumprimento de um dever tão humano».

Sem comentários: