quarta-feira, 5 de novembro de 2008

São Jerónimo

Pintura de Albrecht Dürer, São Jerónimo (1521, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa).
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São Jerónimo foi um dos Doutores da Igreja, tradutor da Bíblia para latim. No Renascimento era o patrono dos Humanistas, admirado por Erasmo de Roterdão. Dürer fez várias representações de São Jerónimo desde uma gravura de 1492. O quadro que se encontra no Museu Nacional de Arte Antiga foi pintado em 1521, numa viagem de Dürer aos Países Baixos, e foi oferecido a um português da feitoria de Antuérpia, de nome Rodrigo Fernandes de Almada. O tema era muito popular em Antuérpia, facto que estava ligado à renovação dos estudos bíblicos, concretizada em 1516 com a publicação dos textos de São Jerónimo com comentários de Erasmo. Quentin Metsys, que conhecia o humanista, pintou cerca de 1515 um São Jerónimo, introduzindo uma nova versão na representação do Santo. Essa nova versão foi recriada por Dürer no quadro que se encontra no Museu de Arte Antiga. Para fazer este quadro, Dürer fez alguns estudos, entre os quais um retrato de um homem de 93 anos, o qual foi o modelo de São Jerónimo. Neste trabalho podemos ver o Santo no seu estúdio, sentado a uma secretária, enquanto medita sobre uma passagem da Bíblia. Atrás dele está uma parede onde sobressai um Crucifixo. O Santo encontra-se numa pose que repete a da Melancolia, uma famosa gravura de Dürer de 1514. Importa notar que o humor melancólico era associado aos homens de génio e, nomeadamente, aos teólogos. Por outro lado, ele aponta para uma caveira, sinal de vanitas, enquanto olha para o espectador. Deste modo, Dürer coloca o Santo a convidar os cristãos à meditação, lembrando-lhe que as coisas terrenas são efémeras.
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Texto de Margarida Elias.

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