Pintura de Artemisia Gentileschi, Auto-Retrato como Alegoria da Pintura (1630, Royal Collection, Londres).
---
Muito embora eu não seja nada feminista - acredito que igualdade é igualdade de direitos e deveres, tendo em consideração as diferenças naturais e óbvias - gosto que haja um dia da mulher.
Decidi utiliza-lo para meditar em mulheres que admiro na História, tentando encontrar pelo menos sete - Do dia da mulher irei fazer uma semana da mulher.
Esta é a primeira. A História da Arte está cheia de homens, tendo havido excelentes pintoras que ficaram um pouco esquecidas.
Artemisia Gentileschi (1597-1651) era filha de um pintor, Orazio Gentileschi, tendo sido uma das mais importantes representantes da pintura tenebrista barroca, influenciada por Caravaggio.
Este auto-retrato é lindíssimo, notável em vários aspectos. Gosto da pose, que mostra o rosto, mas em escorço (ela não se poderia ver assim ao espelho...). É também interessante a maneira como ela se concentra na pintura que está a fazer, ainda no começo, a qual ocupa quase metade do quadro, como se ela pudesse emergir da própria obra que está a criar.
---
Margarida Elias.
1 comentário:
Tem razão é lindíssimo.
Obrigada vou aprender a conhecer as mulheres na pintura. Conheço algumas mas são do século XX. Pelo menos, não me lembro de nenhuma nos séculos anteriores, talvez conheça.
Bom dia da mulher
Enviar um comentário