Diego Velázquez, Imaculada Conceição (c. 1619, National Gallery, Londres).
---
A Imaculada Conceição é segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original. A festa da Imaculada Conceição passou a ser comemorada em 8 de Dezembro, definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854.
Em Portugal, o culto foi oficializado por D. João IV, o qual, em Vila Viçosa, perante a imagem de Nossa Senhora da Conceição, ofereceu Portugal à Mãe Imaculada de Jesus, depondo a coroa real aos pés da Rainha do Céu que, doravante, seria também a Rainha de Portugal. A que era somente Padroeira de Vila Viçosa passou a ser Padroeira de Portugal. Para além da coroação de Nossa Senhora da Conceição, D. João IV reconhecendo a protecção eficaz da Padroeira do Reino pela libertação do domínio francês, criou a ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Depois desse momento, os reis seus sucessores nunca mais puseram sobre a cabeça a coroa real.
---
Fontes do texto: Wikipedia e Câmara Municipal de Vila Viçosa.
Sobre esta pintura, fica o link do site da National Gallery.
4 comentários:
Margarida é muito bonito este post e a pintura que escolheu. É um dia que gosto e ainda me lembro das minhas tias dizerem que era o Dia da Mãe.
Bom feriado!:)
Obrigada Ana! Tenho uma prima que ainda prefere festejar este dia como dia da mãe. Bom feriado para si!
Muito bonita a pintura :-)
Bj!
Obrigada Sandra. Gosto imenso de Velásquez.:)
Enviar um comentário