Goya (atribuído), Majas on a Balcony (Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque).
-
Manet, Le Balcon (1868-1869, Musée d'Orsay, Paris).
-
«(…) depois de ter influenciado a geração romântica, a “maneira” espanhola, com o seu modelado e o seu colorido, ia provocar uma importante viragem estética e marcar definitivamente a geração realistaA escola espanhola foi uma fonte de anticlassicismo que veio responder às aspirações da jovem pintura, que rejeitava o Belo ideal herdado de Rafael e a dramaturgia, o colorido e o dinamismo das composições românticas. A Espanha abria, assim, as portas a uma nova maneira de captar a realidade, com o seu gosto pela veracidade e a sua abertura às emoções humanas. Ao mesmo tempo, a pintura espanhola prestava-se, do ponto de vista da execução, a uma grande economia de meios e o seu colorido escondia, subjacente, um gosto sensual pela matéria pictural (...)».
---
Lucília Verdelho da Costa (2007)
---
Lucília Verdelho da Costa (2007)
2 comentários:
Gostei muito das telas.
O trecho é muito interessante, não há dúvida que foi um ponto de partida para outras inovações.
Bjs. :)
Ana: É verdade e é interessante ver como o interesse pela pintura espanhola permitiu o desenvolvimento da pintura do século XIX.
Enviar um comentário