sexta-feira, 5 de julho de 2013

1989

Em 1989 acabava a Guerra Fria e era derrubado o muro de Berlim (Link). Nesse mesmo ano surgiu um desenho animado que alterava a lógica do género: Os Simpsons.


Ainda nesse ano surgiram vários filmes de que gosto muito. Uns tinham fins trágicos, mas uma mensagem muito bela, com as Flores de Aço - «I would rather have thirty minutes of wonderful than a lifetime of nothing special» - e o Clube dos Poetas Mortos - «Carpe Diem»Outro, em contrapartida, é bastante cómico e com dois actores que aprecio bastante, Billy Crystal e Meg Ryan:


Outro, é o terceiro filme da saga de Indiana Jones. Adorei Os Salteadores da Arca Perdida (1981) e também esta Cruzada pelo Graal - que tem a vantagem de abordar um tema que sempre me fascinou - a demanda do Graal - e ter também, além de Harrison Ford, a representação de Sean Connery, um dos meus actores preferidos.
Deixo aqui ainda imagens de outro filme, de 1989, que me marcou bastante, as Histórias de Nova Iorque, contadas por três excelentes realizadores: Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e Woody Allen . O excerto do filme que escolhi é precisamente do filme de Woody Allen.

6 comentários:

ana disse...

SEm dúvida um excelente ano, a começar pelo acontecimento da fotografia. :)
Berlim é uma cidade que adoro.
Toda a escolha cinematográfica fez parte dos meus momentos e deles guardo especial memória do Histórias de Nova Iorque, talvez porque vi mais vezes.
Beijinhos. :)

ana disse...

Esqueci-me de referir que o Clube dos Poetas Mortos foi o filme que sem dúvida escolheria para o topo da lista dos filmes dos anos 80.
É uma beleza.

Margarida Elias disse...

Ana: Concordo comsigo. Não conheço Berlim, mas gostava. Bjns!

MR disse...

Gosto desta série que anda a postar.
Bom fim de semana!

Margarida Elias disse...

Obrigada MR! Boa semana!

Presépio no Canal disse...

Gostei muito deste post, que se tornou o meu favorito até agora. Um ano inesquecível,1989.
Já sei porque não estou a conseguir comentar. O meu portátil tem pouca memória e o teu blogue ocupa 60% da dita. Neste momento, estou a utilizar computador alheio para poder comentar-te. :-))
Beijinho!