quinta-feira, 8 de junho de 2017

Nandia Foteini (1975-2017)

-
Com muita pena venho registar a morte de Nandia Foteini, historiadora de arte, com quem me cruzei sobretudo na altura da exposição que o MNAC fez sobre Columbano, em 2010. É uma notícia triste, por muitos motivos, que incluem o valor dela como pessoa e como historiadora; a idade dela (muito jovem ainda) e a doença miserável que a levou. Pouco sei na realidade sobre ela, para além do lado profissional, mas deixa saudades. Fica esta pequena homenagem e a lembrança de que ela era autora deste blogue que agora infelizmente não terá continuidade: I Know Where I'm Going. Deixo também uma imagem de um Columbano que eu sei que ela gostava:

(A Luva Cinzenta, 1881, MNAC)
-
E um trecho de um filme que creio que ela gostava também:

6 comentários:

Presépio no Canal disse...

Lamento a perda da tua colega, Margarida. Irei ver o blogue dela.
Um grande beijinho!

Margarida Elias disse...

Sandra - É uma doença terrível. E o que mais me espanta é que eu seguia-a no Facebook e ela parecia alegre, positiva e entusiasta com o trabalho dela, mesmo até ao último momento. É admirável! Fiquei mesmo chocada. Beijinhos!

ana disse...

Também lamento, Margarida.
Vou visitar o blogue.
Bom Dmingo.

Margarida Elias disse...

Ana - Beijinhos, Ana!

LuisY disse...

Estou até chocado. Conhecia-a profissionalmente e parecia irradiar vida. Mas, enfim, todos temos a nossa hora

Margarida Elias disse...

LuisY - Eu estou como o Luís - quase só a conhecia profissionalmente, mas do que sabia / via / lia dela era só vida e positividade. É impressionante. Boa tarde!