sexta-feira, 23 de março de 2018

Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro

-
N' O António Maria de há 135 anos (e 1 um dia) noticiava-se que estava a ser construído o edifício do Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, que seria para inaugurar em Junho de 1884. O plano era do arquitecto Rafael de Castro, sendo a fachada executada em Lisboa, nas oficinas de Germano de Sales. As esculturas, de Simões de Almeida, figuram D. Henrique, Camões, Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral, além de medalhões com Fernão Lopes, Gil Vicente, Garrett e Alexandre Herculano, executados por Pedro Dias. A obra devia-se aos emigrantes portugueses, tendo como «dedicados operarios» o Visconde do Rio Vez e Eduardo de Lemos. 
De facto, o Gabinete fora fundado em 1837 e este edifício só acabou de ser construído em 1887, tendo sido aberto ao público em 1900 (cf. Wikipédia).

2 comentários:

LuisY disse...

É interessante este opção pelo neomanuelino para construções que celebravam a cultura do lusitana no mundo. Em Moçambique, na antiga Lourenço Marques, o edifício do Museu de História Natural é quase uma réplica do Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_de_Hist%C3%B3ria_Natural_de_Mo%C3%A7ambique

Bjos e boa semana

Margarida Elias disse...

LuisY - Interessante, não conhecia. Bom dia!