quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Figueira da Foz em 1886

«Praça do Pelourinho na Figueira da Foz»
-
«A villa da Figueira da Foz, de que hoje damos em gravura a praça do Pelourinho, está situada proximo da foz do Mondego (…).
O engrandecimento d’esta importante povoação data do começo do presente seculo. Foi elevada á categoria de villa por decreto de 12 de março de 1771.
O enorme incremento da Figueira é principalmente devido á decadencia do porto de Aveiro.
Os generos principaes da sua exportação consistem em vinhos, azeite, fructas, mórmente excellentes laranjas das margens do Mondego, cereaes, e magnifico sal extrahido das marinhas proximas á villa. As más condições do seu porto teem melhorado consideravelmente com as dispendiosas obras ali executadas para a desobstrucção do mesmo.
Os edificios que devemos mencionar na villa, são: egreja da Misericordia, convento de Santo Antonio e o arruinado castello de Santa Catharina.
A praia da Figueira é a melhor das de Portugal, para banhos do mar, e concorrem ali, todos os annos, muitas familias do paiz e de Hespanha».
-
«Praça do Pelourinho na Figueira da Foz», A Illustração Portugueza, N.º 14, 18 de Outubro de 1886, p. 8.

2 comentários:

MR disse...

Concordo que a «praia da Figueira é a melhor das de Portugal, para banhos do mar». Ou, pelo menos, era. Com um mar picado, como eu gostava.
Bom dia!

Margarida Elias disse...

MR - Eu não aprecio nada o mar da Figueira :D Muitas ondas, muitos fundões, muita força, muito frio... Muitos beijinhos!