Este blogue é pessoal e sem fins lucrativos. Se sentir que eu estou a infringir os seus direitos de autor(a) agradeço que me contacte de imediato para eu remover o referido conteúdo: elias.margarida@gmail.com / This blogue is a non-profit and personal website. If you feel that your copyright has been infringed, please contact me immediately: elias.margarida@gmail.com
Primeiro que tudo, muito obrigada por esta viagem à infância. Brinquei muito nestas casinhas, deliciei-me e aindo me delicio! É um monumento para visitar em Coimbra, sem dúvida!
Segundo, a frase do Camilo Castelo Branco é eterna porque a tradição harmoniza o presente transmite-lhe sentido e é um vinculo para o futuro. O estudo arquitectónico que o Portugal dos Pequenitos encerra é um retrato de um Portugal que ainda persiste e espero que não se apague. Isto sem saudosismos. Não sei se ainda tem animais e uma quinta, como já tiveram ,porque era a alegria dos mais pequeninos.
Tenho imensas fotografias deste Portugal. :)
A pintura que colocou da Figueira da Foz fez-me ir à procura de dados. O relógio, bem como a marginal, só começaram a ser construídos em 1942. Em casa dos meus pais e avós existem bastantes fotografias mas já com a marginal.
Eu, sendo de Lisboa, fui poucas vezes ao Portugal dos Pequenitos. Mas lembro-me de ter adorado. Decidi agora voltar com os meus filhos e adorei de novo. É uma maravilha. Hoje vejo que lá está patente o historicismo celebrativo do Estado Novo, mas, apesar disso, ainda é um local extraordinário, quer para as crianças, quer para os adultos. Tive pena de já não haver animais - talvez voltem a existir. O espaço está muito bem cuidado.
Sobre a Figueira, a inexistência da marginal explica realmente a pintura. Nunca reparei se as fotografias dos meus sogros já têm marginal. Vou ver... Aquela reentrância da praia faz-me pensar no sítio que fica próximo do óasis. seria? No ano passado andei a ver se conseguia fotografias antigas da Figueira, mas são muito caras.
Que pena já não haver animais. Julgo que era caro mantê-los. Houve uma altura em que o Portugal dos Pequenitos passou dificuldades. A sua manutenção do espaço tem custos. Já visitou a casa do Bissaya Barreto? Não sei se tem algum Malhoa mas é possível que sim.
Quando me referi ao Portugal que persiste, é o da arquitectura porque o Estado Novo esse espero nunca mais venha. :)
A Casa Bissaya Barreto é próximo dos Arcos do Jardim Botânico. Visitei-a há uns anos. É muito bonita! Um dia destes volto lá. A Casa Museu Bissaya Barreto tem Malhoa e outros pintores que vai gostar veja o link
Se precisar de alguma coisa diga. Para a semana não estou cá mas, mal regresse irei até lá. Já há um tempo que a ando para revisitar. Bjs. :)
6 comentários:
Primeiro que tudo, muito obrigada por esta viagem à infância. Brinquei muito nestas casinhas, deliciei-me e aindo me delicio! É um monumento para visitar em Coimbra, sem dúvida!
Segundo, a frase do Camilo Castelo Branco é eterna porque a tradição harmoniza o presente transmite-lhe sentido e é um vinculo para o futuro.
O estudo arquitectónico que o Portugal dos Pequenitos encerra é um retrato de um Portugal que ainda persiste e espero que não se apague. Isto sem saudosismos. Não sei se ainda tem animais e uma quinta, como já tiveram ,porque era a alegria dos mais pequeninos.
Tenho imensas fotografias deste Portugal. :)
A pintura que colocou da Figueira da Foz fez-me ir à procura de dados. O relógio, bem como a marginal, só começaram a ser construídos em 1942.
Em casa dos meus pais e avós existem bastantes fotografias mas já com a marginal.
Olá!
Eu, sendo de Lisboa, fui poucas vezes ao Portugal dos Pequenitos. Mas lembro-me de ter adorado. Decidi agora voltar com os meus filhos e adorei de novo. É uma maravilha.
Hoje vejo que lá está patente o historicismo celebrativo do Estado Novo, mas, apesar disso, ainda é um local extraordinário, quer para as crianças, quer para os adultos.
Tive pena de já não haver animais - talvez voltem a existir. O espaço está muito bem cuidado.
Sobre a Figueira, a inexistência da marginal explica realmente a pintura. Nunca reparei se as fotografias dos meus sogros já têm marginal. Vou ver...
Aquela reentrância da praia faz-me pensar no sítio que fica próximo do óasis. seria?
No ano passado andei a ver se conseguia fotografias antigas da Figueira, mas são muito caras.
Bjs e obrigada! :)
Que pena já não haver animais. Julgo que era caro mantê-los. Houve uma altura em que o Portugal dos Pequenitos passou dificuldades.
A sua manutenção do espaço tem custos.
Já visitou a casa do Bissaya Barreto?
Não sei se tem algum Malhoa mas é possível que sim.
Quando me referi ao Portugal que persiste, é o da arquitectura porque o Estado Novo esse espero nunca mais venha. :)
Concordo relativamente ao Estado Novo...:)
Nunca visitei a casa de Bissaya Barreto. É em Coimbra?
A Casa Bissaya Barreto é próximo dos Arcos do Jardim Botânico. Visitei-a há uns anos. É muito bonita!
Um dia destes volto lá.
A Casa Museu Bissaya Barreto tem Malhoa e outros pintores que vai gostar veja o link
Se precisar de alguma coisa diga. Para a semana não estou cá mas, mal regresse irei até lá. Já há um tempo que a ando para revisitar.
Bjs. :)
Lá irei quando puder - e aproveito também para ver o convento de Santa-Clara.
Bjs e obrigada!:)
Enviar um comentário