quinta-feira, 13 de julho de 2017

(Re)descobertas V

É uma das pinturas que mais me intriga na história da arte, a Madonna col Bambino, santi, angeli e il duca Federico da Montefeltro (pala di Breara) de Piero della Francesca (1475, Pinacoteca di Brera, Milão):


-
«L'uovo è una forma ricca di significati simbolici; ma qui sta a indicare che nulla è tanto piccolo da non rientrare in una proporzione universale (...)».
-
Argan, Storia dell'Arte Italiana, Vol. II, p. 220.

5 comentários:

APS disse...

Eu não conhecia ou nunca tinha visto em detalhe. O quadro tem uma beleza misteriosa, em que o ovo suspenso, entre o divino e o terreno, parece ter um simbolismo central. Por outro lado, a concha de onde o ovo se suspende, ao longe, até pode parecer uma ave (pomba = Espírito Santo). Mera especulação, contudo...
Uma boa tarde!

Margarida Elias disse...

APS - A concha, assim como o ovo, tem imenso simbolismo. Julgo que o primeiro tem a ver com a Nossa Senhora e o Baptismo (embora num contexto pagão estivesse ligada a Vénus). O ovo terá o significado de esperança (nascer, renascer, daí a ligação à Páscoa). O facto destes dois símbolos estarem sobre a Virgem e o Menino é significativo e quase que os repetem: Virgem-Concha, Ovo-Menino.
Nunca aprofundei o assunto, mas aquele ovo deixa-me sempre perplexa, mesmo que saiba que é simbólico. Parece um pêndulo e é quase surrealista.
A ideia da concha lhe lembrar a pomba do Espírito Santo é interessante - até porque fez-me lembrar o Baptismo, também do Piero della Francesca, que tem uma pomba sobre a cabeça de Jesus, numa posição idêntica à do ovo.
Enfim. Um dia investigo melhor. Bom dia!

Margarida Elias disse...

Do Baptismo, ver: http://memoriasimagens.blogspot.pt/2017/07/redescobertas-iv.html

APS disse...

Incito-a à investigação, e agradeço-lhe as achegas. Com remota associação, também pensei na temática de "Leda e o Cisne". Num dos quadros (?), creio, também aparece um ovo, mas maior...
Votos de um bom dia!

Margarida Elias disse...

APS - Vou procurar :-) Bom dia!