quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Cores e elementos

-
No livro de André Chastel, Art et Humanisme à Florence au Temps de Laurent le Magnifique (Paris, Presses Universitaires de France, 1982, p. 322), diz-se que Alberti propõe quatro tons fundamentais, que se relacionam com os elementos:

Vermelho - Fogo
Azul - Ar
Verde - Água
Cinzento - Terra

Chastel, em nota de rodapé, diz que Rafael e Leonardo da Vinci propunham o amarelo para a Terra. A ideia deixou-me intrigada, porque eu, pessoalmente, não sei se colocaria o verde para a Água e muito menos o cinzento para a Terra. 
No entanto, as razões eram aqui não simbólicas, mas práticas: «En l'absence de la théorie du spectre solaire, c'était là le classement le plus simple. Leur mélange produit une infinité de nuances, qui varient selon les diverses natures de lumière et le rapports provoqués par les reflets».
-
A imagem é uma colagem de três detalhes das seguintes pinturas: Leda e o Cisne de Leonardo da Vinci (c. 1510); São Miguel de Rafael (c. 1503-1505, Museu do Louvre, Paris) e Madonna do Mar de Botticelli (c. 1477).

2 comentários:

APS disse...

Rimbaud, num soneto, também propõe cores para as vogais, logo no início do poema, assim:

A noir, E blanc, I rouge, U vert, O bleu, voyelles...

Bom dia.

Margarida Elias disse...

APS - Eu também associo cores a sons/vogais. Mas para mim o A é vermelho, o E é verde, o I amarelo, o O azul escuro e o U azul claro. As consoantes parecem-me todas cinzentas ou castanhas :-) Boa tarde!