terça-feira, 30 de julho de 2019

Para o meu filho, que faz anos hoje :-)

Albert Edelfelt, Boys playing on the Shore (1884, Ateneum, Helsinki)
-
«Be happy with what you have. Be excited about what you want».
-
-
E aqui fica um bolo virtual:


sexta-feira, 26 de julho de 2019

Dia de Santa Ana e São Joaquim

Encontro de Santa Ana e São Joaquim junto da Porta Dourada (c. 1500, Museu Municipal de Torres Vedras)
-
No Museu de Torres Vedras, o Encontro de Santa Ana e São Joaquim junto da Porta Dourada faz parte do Retábulo da Vida da Virgem que foi concebido para a Igreja do Convento da Graça, nomeadamente para o primitivo convento, que ficava na Várzea, hoje desaparecido. O Retábulo ocupava provavelmente o altar-mor. No convento construído posteriormente, este Retábulo ainda se manteve durante um tempo na igreja, mas foi depois relegado para as paredes de uma capela lateral. O Retábulo compõe-se por seis pinturas, que terão sido obra de uma oficina de origem flamenga radicada em Portugal, talvez oriunda de Castela. O Encontro na Porta Dourada, que alude à Imaculada Conceição, apresenta Santa Ana e São Joaquim, junto de um portal acastelado. Segundo Fernando Baptista Pereira: «Numa alusão directa ao tema da Imaculada Conceição, o Encontro na Porta Dourada apresenta, ao centro, os pais da Virgem, Santa Ana e São Joaquim, junto de um portal acastelado cuja batente dourada identifica a Porta do Templo que serviu de cenário ao privilégio divino concedido a Maria de a isentar, no momento da sua concepção, do Pecado Original, transformando-a no perfeito receptáculo do Deus humanado, Jesus Cristo. As figuras dos progenitores da Virgem trajam segundo a moda flamenga correspondente a uma idade avançada, obedecendo à tradição bíblica. Em seu redor, distribuem-se diferentes personagens com trajos coevos e idades diferenciadas, a que não falta a alusão orientalizante do turbante envergado pela figura que se encontra por detrás de São Joaquim» (Pereira, 2006, 36).
-
Bibl.: PEREIRA, Fernando António Baptista, Pintura antiga de Torres Vedras, Câmara Municipal de Torres Vedras, 2006 [no prelo]; ELIAS, Margarida, Cem melhores peças e conjuntos do Museu Municipal Leonel Trindade (Torres Vedras), Lisboa, Câmara Municipal de Torres Vedras, 2012.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Dia de São Tiago

Pregação de São Tiago (1520-1525, Museu Nacional de Arte Antiga)
-
«Do lado direito do quadro está representado um grupo de personagens masculinos atentos à pregação, ao passo que as figuras destacadas no lado esquerdo participam numa cena de baptismo. Ao centro, recortando-se sobre um fundo azul acinzentado de paisagem acidentada pontuada por algum arvoredo, São Tiago prega de um púlpito, dirigindo-se à audiência que se coloca à sua frente. A cerimónia do baptismo foi já interpretada como sendo uma alusão à figura de Santo Atanásio, um dos discípulos de São Tiago que ficou na Península» (Matriznet).

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Óbidos, segundo Helena Roque Gameiro

Óbidos (1916, Museu Grão Vasco)
 -
Uma Rua de Óbidos (1916, Museu de Évora)

terça-feira, 23 de julho de 2019

Outra frase

Thalia Flora-Karavia, Path in the Forest
-
«Só aqueles que nada esperam do acaso são senhores do destino».
-
Matthew Arnold.
Citação retirada do livro Dicionário de Citações e Provérbios, de Luis Señor González, publicado pelo Correio da Manhã, em 2004, p. 16.

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Passeio a Santa Maria

Vila do Porto (vista do hotel)

Na Marina...
-
 
Ermida de Nossa Senhora da Conceição (Sécs. XIV-XV) e entrada do Forte de São Brás

Forte de São Brás

  -
 Ermida de São Pedro Gonçalves (Séc. XVI), ainda em Vila do Porto.
 -
Ermida de Nossa Senhora dos Anjos (1460-1474), no lugar dos Anjos, a Noroeste da ilha.

«Nela terão cumprido o voto de ouvir missa em Ação de Graças, em 19 de fevereiro de 1493 os marinheiros de Cristóvão Colombo no regresso da viagem de descobrimento da América» (Wikipédia)
  -
Barreiro da Faneca
 -
 Agência Espacial Europeia
 -
 
Calçada do Gigante

  -
Cascata do Aveiro

Baía da Maia

-
Igreja de Santo Espírito (Sécs. XVI-XVIII)


Arredores de Santo Espírito
 - 
 
 Baía de São Lourenço


Daqui se vêem as vinhas em socalcos e algumas casas. Achei graça ao facto que, segundo me contaram, os primeiros habitantes vindos para a ilha vieram do Alentejo e do Algarve, donde trouxeram esta arquitectura. Do Algarve vieram as chaminés altas e de forma cilíndrica; do Alentejo (não consegui fotografar) vieram as chaminés a que chamam de "mãos postas".
-
Uma estrada com hortenses...

Vista do Pico Alto
-
Dos restaurante onde fomos, os melhores (e que recomendo) foram o Espaço em CenaClube Naval e Central Club.

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Passeio a Évora

Templo Romano (Séc. I)

-
Ermida de São Brás (1480, alterada em 1573)


Segundo o texto que está junto da Ermida, este edifício assinala a introdução do tardo-gótico no Alentejo. A sua construção possui carácter robusto, destacando-se, nas fachadas laterais, os botaréus rematados por corochéus, bem como, na cimalha, os merlões chanfrados, e o friso de esgrafitos, ao gosto da época.

-
Convento e Igreja de São Francisco (1480-1510)



Na entrada da Igreja, sob a galilé, achei interessante o pelicano, emblema de S. João II, e a esfera armilar, emblema de D. Manuel, bem como, em vários locais, os capitéis com encordoamentos.

 
Arco ogival no claustro.

Interior da Igreja.

No Baptistério está uma representação do Baptismo de Cristo, em cortiça, proveniente do antigo convento de Santa Mónica (Wikipédia).


Numa capela do lado esquerdo, está esta pintura com uma Adoração dos Pastores, que achei muito interessante, nomeadamente pelo Cordeiro no canto inferior esquerdo, que lembra os de Zurbarán e Josefa de Óbidos.

Capela da Ordem Terceira.


Entrada da Sala da Ordem Terceira de São Francisco, sobrepujada pelo respectivo símbolo.

Tecto da mesma sala (1776)
-
E uma casa a que achei graça.

sábado, 13 de julho de 2019

Porque eu e o meu marido fazemos 19 anos de namoro :-)

Silva Porto, O Amor na Aldeia (1887, Museu Nacional Soares dos Reis)
-
Aqui vai uma prenda virtual, para ele (Franziskaner Weissbier):

terça-feira, 9 de julho de 2019

Termos de Arte e de Arquitectura - Árvore de Jessé

António de Holanda (atribuído), Árvore de Jessé (1517-1551, Museu Nacional de Arte Antiga)
-
«Tema iconográfico típico da arte medieval. Representa o patriarca Jessé (pai de David) que dorme e de cujo corpo sai uma árvore com ramos que sustêm imagens dos antepassados de Cristo e a Virgem com o Menino. Tal representação pode ser admirada na capela da catedral de Chartres (c. 1140) e numa coluna da catedral de Orvieto (primeiras décadas do século XIV)».
-
In Dicionário de Termos Artísticos e Arquitectónicos, Público, 2006, pág. 42.
-
Colcha (Séc. XVII, Museu Nacional do Traje e da Moda)

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Da Fotografia em Portugal - Aníbal Sequeira

O Caminho da Vida (1984, Museu Francisco Tavares Proença Júnior)
-
O Semeador (1984, Museu Francisco Tavares Proença Júnior)