segunda-feira, 1 de julho de 2019

Do Desenho segundo Francisco de Holanda

Michelangelo, Madonna, Child and St.John the Baptist (c. 1530, British Museum, Londres)
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«(...) Mas escrevo daquela ciência não só aprendida por ensino doutros pintores, mas Naturalmente Dada por o Sumo Mestre Deus gratuita no Entendimento procedida de sua Eterna Ciência. a qual se chama Desenho e não Debuxo, nem Pintura. O qual Desenho assim Natural no Entendimento por Deus de que Ele tem a Glória de quem nasce. É uma coisa tão grande e um dote tão Divino, que o mesmo que Deus obra nele naturalmente, obra Ele e em todas as obras que podem ser feitas ou Imaginadas. E assim como este Desenho criado no Entendimento ou Imaginativa é nascido da Eterna Ciência (...), assim a nossa Ideia crida dá origem e invenção a todas as outras obras Artes e  ofícios que usam os mortais. De que redunda toda a glória deste negócio não a Apeles, não a Miguel Ângelo, não aos outros presuntuosos como eu, mas ao Dador e Inventor de todos os Entendimentos, que é Deus. Assim que seja Ele por Isto de Infinita Glória como merece Louvado, e eu abatido como inútil que sou».
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Francisco de Holanda, Lembrança Ao muyto Serenissimo e Christianissimo Rey Dom Sebastiam: De quãto Serve A Sciencia do Desegno e Etendimento da Arte da Pintura, na República Christam Asi na Paz Como na Guerra (Lisboa, 1571). In Jorge Segurado, Francisco d'Ollanda, Lisboa, Edições Excelsior, 1970, página 139.

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