segunda-feira, 6 de abril de 2020

Legumes para o mês de Abril

Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, Alcachofras (1908-1916, Museu da Cerâmica)

Abóbora
Agrião
Alcachofra
Alface
-
Hukin & Heath, Caçarola (Séc. XIX, Palácio Nacional da Ajuda)
-
Batata
Beldroegas
Beterraba
Brócolos
-
Caldas da Rainha, Paliteiro (Sécs. XIX-XX, Museu da Cerâmica)
-
Cebola
Cenoura
Couves
-
Charles Christofle & Cie., Pinça para espargos (Séc. XIX, Palácio Nacional da Ajuda)
-
Ervilhas
Espargo
Espinafre
Fava
-
Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, Azulejos (Museu José Malhoa)
-
Grelos
Nabiças
Nabo
-
Caldas da Rainha, Colher (Séc. XX, Museu Nacional Soares dos Reis)
-
Rabanete
Repolho
Rúcula
-
Fontes:

7 comentários:

hmj disse...

Para Margarida Elias:
São objectos de Arte que nos confortam nestes dias atípicos.
Não sei se conhece a editora: Casa Editrice Olschki.
Tem obras muito boas sobre a História de Arte e devem estar muito preocupados, pois têm mandado, frequentemente, mensagens para encomendas online.
Acho que só ver os títulos da Editora vale a pena para elevar o espírito e confrontar-se com a nossa ignorância em determinados assuntos.

APS disse...

Uma magnífica iconografia, que saúdo!
Eu ficava-me pelos meus preferidos: Agrião, Beldroegas (para uma sopa, à moda alentejana), Brócolos, Cenoura e Ervilhas (que, cá pelo Sul, chamam: tortas).
Uma boa noite.

Margarida Elias disse...

HMJ - Realmente é um tempo difícil para as editoras. E a arte é sempre um consolo para a alma. Bom dia!

APS - Eu gosto de legumes, e agora também comia uma sopa de beldroegas alentejana. Bom dia!

MR disse...

Todas as peças são lindas, nomeadamente os azulejos com os meus legumes preferidos, dos aqui apresentados: grelos, nabiças e nabo.
Vou ver se vejo como funciona a pinça dos espargos.
Bom mês com saúde.

Margarida Elias disse...

MR - Também fiquei intrigada. Boa saúde!

Isabel disse...

Nunca provei beldroegas, nem alcachofras.
Não percebi como funciona a pinça para espargos...

Beijinhos:))

Margarida Elias disse...

Isabel - Comi beldroegas em criança e não gostei, repeti em adulta e gostei. A pinça de espargos é um mistério :-D Boa tarde!