domingo, 15 de novembro de 2020

Sarah Bernhardt

Alda Marinha, Sarah Berhardt

Georges Clairin, Sarah Benhardt (1876)
-
Descobri no álbum de desenhos da minha tia-avó, Alda Marinha, um retrato de Sarah Bernhardt (1844-1923). Achei interessante, não só pelo desenho, que descobri ter sido feito a partir de um retrato da actriz por Georges Clairin, em 1876. Foi também porque esta semana vi o filme O Xangô de Baker Street (2001), realizado por Miguel Faria Jr. a partir do livro homónimo de Jô Soares, onde uma das personagens é Sarah Bernhardt, muito bem representada por Maria de Medeiros. O filme está bastante bem feito e acho que vale muito a pena ser visto. Acrescento ainda uma caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro, de quando Sarah Bernhardt veio a Portugal, em 1882 - da qual me lembrei enquanti via o filme.
-
O António Maria, 20 de Abril de 1882 - disponível na Hemeroteca Digital.
-

4 comentários:

APS disse...

Gostei muito do desenho da sua Avó!
Pelos vistos, o talento e vocação têm-se mantido na Família, felizmente.
Uma boa noite.

Margarida Elias disse...

APS - Obrigada! Bom dia!

MR disse...

Uma descoberta muito agradável. :)
Li o livro de Jô Soares (acho que ainda o tenho, a não ser que tenha mudado de casa) e vi o filme. Sei que gostei de ambos, mas estão um bocado enevoados na minha cabeça.
Bom dia!

Margarida Elias disse...

MR - Também já li o livro há muito tempo. Achei o filme muito bem feito. Bom dia!