quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

A Quinta de Santana

-
Julgo que já aqui mencionei a quinta dos meus avós paternos, no Redondo. Arranjei agora esta fotografia da casa, que foi tirada pela minha mãe, há uns 40 anos. 
A quinta ficava a um quilómetro do Redondo, que era a terra da minha avó paterna. Tenho pensado muito na quinta, porque, apesar de nem sempre ter sido um paraíso, tenho saudades. Saudades do espaço em volta, que era bastante grande, onde havia um pomar, um jardim, oliveiras e vinhas. Saudades das noites onde se viam as estrelas e a via láctea, como nunca mais as vi. Ou do pôr do sol que também era lindíssimo, assim como as flores silvestres que cobriam o chão na Primavera. Até tenho saudades das galinhas, a quem eu me fartava de dar milho sempre que tinha ocasião. Saudades da D. Antónia Rosa, vizinha da minha avó. E, claro, sobretudo, saudades dos meus avós. 
Costumava ir para a Quinta sobretudo no Verão e no Natal. No Natal a minha avó fazia um presépio grande, com muitas figuras e musgo, onde o Menino Jesus só entrava na noite de 24 de Dezembro. Havia também a lareira, junto da qual eu gostava de me sentar.
Mas outro dia lembrei-me da minha avó por outro motivo bem diferente. É que no Carnaval, pelo menos uma vez (e se a memória não me engana) ela fez uns bolos recheados de algodão, para fazer uma partida ao meu avô. Mas isso, foi na casa de Lisboa, que ficava na Rua Carlos Mardel, perto da Alameda.
Não sou muito saudosista, mas gostava que os meus filhos pudessem ter usufruído de uma quinta como a Quinta de Santana, que os meus avós tiveram de vender, há já bastante tempo.

5 comentários:

Isabel disse...

Fez-me voltar à quinta dos meus avós paternos, onde passei mais ou menos pelas mesmas sensações. Adorava aquela quinta e uma das coisas que mais me vem à memória é precisamente o céu estrelado nas noites tranquilas, de Verão.
A casa dos seus avós era muito bonita.

Beijinhos:))

APS disse...

Uma evocação muito bonita, Margarida.
Boa noite.

Margarida Elias disse...

Isabel - O céu estrelado do Alentejo é lindíssimo. Beijinhos!

APS - Obrigada e bom dia!

MR disse...

Gostei.
faziam-se uns sonhos que se recheavam de algodão. Tb me aconteceu tentar comer um. 😀
Bom dia!

Margarida Elias disse...

MR - Também me parecia que era algo assim :-D Boa noite!