quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Terena

 






10 comentários:

APS disse...

Suspeito ser Alentejo, mas é terra que eu não conheço e, ao que parece, bonita...
Uma boa noite!

Margarida Elias disse...

É Alentejo, perto do Alandroal. Foram umas miniférias agridoces, mas a aldeia é bonita. Pareceu-me tudo um pouco abandonado, preparando-se talvez para dias melhores: castelo semiarruinado com vários avisos de perigo de derrocada; a igreja mais bonita em obras (Nossa Senhora da Boa Nova). Deu para mudar de ares. Bom dia!

Margarida Elias disse...

APS - A tal igreja da Boa Nova estava fechada e com andaimes à volta. Se tiver curiosidade: https://pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1rio_de_Nossa_Senhora_da_Boa_Nova. Bom dia!

APS disse...

Obrigado pela dica, que irei ver.
Há no Alentejo zonas e terras muito bonitas, mas também algumas muito degradadas, infelizmente...
Aqui há uns anos, fomos a Juromenha, que tinha castelo e um passado de grandeza, mas o aspecto de abandono e degradação era confrangedor.
Bom fim-de-semana.

MR disse...

Fui ver onde é Terena e vi que é perto do Alandroal. Acho que nunca passei por Terena que parece merecer uma visita.
Bom dia!

MR disse...

Agora vi que a Margarida já tinha dito que é perto do Alandroal. 😉 Só tinha lido o o comentário do APS.

Margarida Elias disse...

APS - Juromenha fica perto de Terena, mas não fui lá. A sensação que tive foi de que talvez no futuro a aldeia fique melhor, visto que estão a fazer obras no santuário e pareceu-me que existiam projectos de reabilitação ainda só no papel. Achei curioso porque num cartaz dizia-se que parecia que o tempo tinha parado em Terena e foi essa a sensação com que fiquei, mas não no bom sentido. Por ironia, até o relógio da Igreja Matriz estava parado. Boa tarde!

MR - É bonita, mas talvez seja melhor esperar até ao próximo ano, a ver se terminam as obras do Santuário. Talvez o Covid tenha contribuído para uma paragem nos trabalhos de recuperação. Boa tarde!

Maria disse...

Estive em Terena no fim dos anos 90. Fui lá pelo pelourinho (desilusão: encostado à parede de uma casa) e pelo exemplar raro de capela fortaleza (uma maravilha!). Tive a sorte de me irem abrir a capela e de me deixarem fotografar com flash. Não estava à espera de tanta beleza no interior, já a pedir restauro mas ainda muito belo de se ver. E lá vim com uma fotografia da Sra. da Boa Nova para a minha mãe - um costume de muitos anos, trazer sempre uma fotografia de Nossa Senhora.
Em Juromenha estive 30 minutos talvez, uma perfeita ruína, não vi ninguém, nem sequer um gato, e como estava sozinha resolvi zarpar dali rapidamente. Uma tristeza!
🍂Boa tarde!

Margarida Elias disse...

Maria - Fiquei com pena de não visitar a igreja. Talvez um dia me volte a aventurar por lá. Bom dia!

Afonso Mira disse...

Boa Noite,

Sou da Vila de Terena, nascido e criado.

Realmente temos uma Vila linda, mas que está muito abandonada...

Maioritariamente devido a privados, que compraram as casas no parte velha da Vila e que não restauram...

Já quanto ao Santuário de Nª Sª da Boa Nova, já tem a restauração finalizada por fora. A 1ª de 3 etapas. Sendo que falta restaurar o interior e o espaço circundante.

Obrigado pela visita :)