sexta-feira, 10 de maio de 2024

Para o Dia da Europa, que foi ontem (e um desabafo)

 
Filipe Rocha da Silva, Europa N.º 2 (1988, © Rocha da Silva)
-
O meu desabafo não tem a ver com a Europa - mas até poderá ter, simplesmente porque sou e sempre me lembro de ter sido europeísta; talvez também porque me identifico com a frase de Sócrates: «Não sou ateniense nem grego, mas sim um cidadão do mundo» - que se lê num dos azulejos da Cidade Universitária (de Maria Helena Vieira da Silva). Tenho, contudo, uma preferência sincera pela cultura ocidental.
Mas o meu desabafo é outro - é o facto de estar cada vez mais convencida que, devido ao meu percurso muito pessoal, cresci de uma forma diferente. Passei a minha infância muito tempo a ler, com preferência pelos livros de banda desenhada (Tintim, Astérix, Mafalda) e pelos livros de "capa e espada" - Rei Artur e cavaleiros da Távola Redonda, Robin Hood, Três Mosqueteiros, mais tarde, Tolkien, etc. Na televisão, via os desenhos animados e filmes onde surgiam histórias semelhantes (e ainda acho que a melhor adaptação que vi dos Três Mosqueteiros é a do Dartacão). É claro que também li e vi outras coisas, mas onde eu quero chegar é que, talvez devido a esta minha educação (em grande medida, com muito tempo passado com os meus avós), dou muita importância a valores que acho que estão fora de moda: honestidade, honra, dignidade, lealdade, humildade, sentido do dever, justiça - e também a coragem (embora eu não seja tão corajosa, como acho que deveria ser). E era este o meu desabafo, porque às vezes sinto-me um bocado um peixe fora de água.

9 comentários:

MR disse...

Compreendo-a completamente. Mas mais vale a Margarida ser como é.
Bom dia!

Margarida Elias disse...

MR - Não tenciono mudar :-) Bom dia!

Margarida Elias disse...

(mas gostaria de ser mais corajosa)

APS disse...

Não estará sozinha..:-)
E apreciai gandemente as suas palavras.
Um bom fim-de-semana!

Margarida Elias disse...

APS - Ainda bem :-) Bom dia!

Isabel disse...

Concordo consigo, pois penso da mesma maneira: todos os valores que refere são aqueles que aprendi com os meus pais e que procuro seguir, mas infelizmente cada vez se vêem menos. Pelo contrário, as pessoas acham-se muito espertas sendo "Chico-espertas". Os heróis hoje são os youtubers e os participantes naqueles programas horrorosos da vida em directo nos canais de televisão e de programas desses...sem conteúdo, sem valores, sem dignidade.

Estarei muito errada?

Bom fim-de-semana:))

Margarida Elias disse...

Isabel - é muito possível, infelizmente. Bom fim de semana!

MR disse...

Vinheta de hoje: parabéns ao Manuel Alegre!

Margarida Elias disse...

Um poeta de que gosto bastante (com ecepção do gosto por touradas). Bom Domingo!