quarta-feira, 25 de março de 2009

As árvores I




Fotografias de Margarida Elias, algumas árvores feitas na Creche do Povo (Tree Parade, 2009, Torres Vedras).
---
Era uma vez – em tempos muito antigos, no arquipélago do Japão – uma árvore enorme que crescia numa ilha muito pequenina.
Os japoneses têm um grande amor e um grande respeito pela Natureza e tratam todas as árvores, flores, arbustos e musgos com o maior cuidado e com um constante carinho.
Assim, o povo dessa ilha sentia-se feliz e orgulhoso por possuir uma árvore tão grande e tão bela: é que em nenhuma outra ilha do Japão, nem nas maiores, existia outra árvore igual. Até os viajantes que por ali passavam diziam que mesmo na Coreia e na China nunca tinham visto uma árvore tão alta, com a copa tão frondosa e bem formada.
E, nas tardes de Verão, as pessoas vinham sentar-se debaixo da larga sombra e admiravam a grossura rugosa e bela do tronco, maravilhavam-se com a leve frescura da sombra, o suspirar da brisa entre as folhagens perfumadas.
Assim foi durante várias gerações.
---

1 comentário:

Pintarriscos disse...

Olá Margarida... gostei muito do teu blog,muito especialmente pelo facto de abordar o universo da arte,que sempre me fascinou de uma forma muito intensa.Uma sugestão... e se por momentos deixasses de ser uma mera oservadora,como afirmas,e imprimisses no universo a tua própria ideia de arte. Como tu dizes estiveste quase a ser ilustradora. E se o "quase" desaparecesse. Com a sensibilidade que vi nesta tua casa virtual, parece-me que irias ter uma surpresa.

Paulo Galindro