segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A propósito de uma bola de cristal

 John William Waterhouse, The Crystal Ball (1902) - versão normal e versão restaurada
---
O cristal é o intermediário entre o visível e o invisível, sendo um bom exemplo da união dos contrários, pois mesmo sendo material, permite ver através dele. É um símbolo da adivinhação, da sabedoria e dos poderes misteriosos. Mesmo antes de se tornar num instrumento divinatório, a bola de cristal era um objecto de veneração: os escoceses chamavam-na de pedra da vitória.
A bola de crital foi o que me encantou neste quadro que representa, provavelmente uma feiticeira. Contudo, neste quadro também há uma caveira, apagada pela cortina e que surgiu numa versão restaurada. Porque terá sido apagada? Provavelmente para afastar a conotação com a morte e a feitiçaria. A caveira é considerada o domínio da força vital do corpo e do espírito, sendo utilizada em rituais iniciáticos como símbolo da morte corporal que antecede um nível de vida superior. Mas também é considerada um homólogo da abóbada celeste, um microcosmos.
Creio que a caveira, juntamente com o livro e a luz, tal como a bola de cristal, são simbólicos do conhecimento. Mas também me fazem pensar na vanita do conhecimento, nos limites do conhecimento. Dito de outro modo, gosto muito do quadro, gosto muito de bolas de cristal, mas não sei se gostava de poder adivinhar o futuro.
---
Margarida Elias.
Bibliografia utilizada: Jean Chevalier & Alain Gheerbrant (1982).

4 comentários:

ana disse...

A tela é muito bonita. Também não sei se gostaria de saber o futuro...acho que não gostava mesmo, embora haja curiosidade.
Também partilho do gosto de bolas de cristal, reflexos, espelhos...
Tão giro este post!
Boa tarde. :)

Margarida Elias disse...

por vezes dava jeito espreitar o futuro, mas na maior parte dos casos acho que não...
Boa tarde Ana!:)

Presépio no Canal disse...

Nao conhecia este pintor e estou a gostar muito!
Concordo com a Ana, o post e muito giro ;-)
Tambem gosto muito de cristais e tenho alguns num solitario de vidro, na janela da cozinha, ao sol...;-)
Intrigante e mistico este post! Gostei! Deve ser por causa do nosso signo!! ;-)) Muito bom, mesmo! Tambem me pareceu delicada a pintura!

Margarida Elias disse...

Obrigada Sandra! Eu também descobri este pintor agora e gosto bastante das obras dele.