quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A Panificação Mecânica





(Lisboa, 2013)
---
Vivi durante alguns meses em Campo de Ourique, mas só há pouco tempo entrei na Panificação Mecânica. É um espaço extraordinário, sobretudo pelo interior, com azulejos Arte Nova (da Fábrica Bordalo Pinheiro). A estrutura do espaço arquitectónico é em ferro, com azulejos na fachada e janelas em arco. É na sua origem uma padaria, que deverá remontar ao final do século XIX, pois a primeira data conhecida é de 1902, referente a um pedido de autorização de obras, à Câmara Municipal de Lisboa. Além do pão, vendem-se bolos, sendo sobretudo atractivas as miniaturas. O serviço é muito simpático e costumam oferecer um mini pastel de nata com o café. Este espaço é Património Industrial, classificado como Imóvel de Interesse Público, por Decreto N.º 31/83 de 9 de Maio.
---
--.
E muito a despropósito (ou não), deixo aqui uma pergunta: alguém conhece um estudo sobre cafés e pastelarias de Lisboa (ou de Portugal)? Deixo ainda uma canção que acho lindíssima, embora não tenha muito a ver com o tema.

4 comentários:

Presépio no Canal disse...

Gosto muito de Campo de Ourique, mas nunca estive neste local - que após a tua descrição, fiquei com imensa vontade de conhecer. ;-)
Sinto muita falta dos nossos cafés, pastelarias e salas de chá. Neste momento, se quiser algo de jeito, tenho de ir à Alemanha ou à Bélgica. Mas, como não comprámos pneus de Inverno, agora só se for na Primavera... :-(
Também gosto muito desta canção e até acho que casa bem com a postagem... ;-)
Beijinhos!

Margarida Elias disse...

Obrigada Sandra. Quando vieres a Lisboa tens de ir a esta pastelaria. É fora do comum. Bjns!

ana disse...

Margarida,
Também nunca entrei nesta pastelaria. Adoro Arte Nova e os azulejos do Rafael Bordalo Pinheiro.
A canção é linda! :)
Beijinho e bom fim de semana!

Margarida Elias disse...

Obrigada! Bjns!