terça-feira, 24 de março de 2015

Flores e ervinhas

Hans Hoffmann, A Small Piece of Turf (1584, Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque)
-
«Um dia a minha filha trouxe-me um dos códices do Leonardo da Vinci, que era a compilação das últimas palavras dele [...] Eu vi o livro e passados dias sou operada. Com aquelas drogas que dão para anestesiar, tive alucinações e sonhos. Muitas vezes nesses sonhos via o Leonardo da Vinci a fazer desenhos de flores e ervinhas selvagens. Depois da operação passada, fui-me restabelecer para Bicesse e ia cheia de vontade de desenhar. Os sonhos com o Leonardo da Vinci tinham-me aberto o apetite para aquelas flores e folhas... Desenhei, desenhei, e mais tarde, quando voltei para Lisboa, encontro o códice e, com muita curiosidade, peguei nele para o desfolhar. Não havia praticamente desenhos de flores, eram rodinhas de máquinas, coisas de engenharia! Como ele ia para o campo, entendi que ia desenhar plantas e ervas, mas no fim quem queria desenhar plantas e ervas era eu!»
-
Sarah Affonso 
in Idalina Conde, «Sarah Affonso, mulher (de) artista», in Análise Social, vol. xxx (131-132), 1995 (2.°-3.°), p. 485.

3 comentários:

ana disse...

Que texto tão belo.
Obrigada pela partilha. As flores e as ervinhas são mais lindas em pintura do que na fotografia.
Beijinhos. :))

APS disse...

Muito bonito, o quadro (aguarela?) de Hoffmann; e bem interessante o texto límpido de Sarah Afonso.
Bom dia!

Margarida Elias disse...

Ana - Também achei belo o texto. E concordo, é difícil fotografar ervinhas e flores, são belas mas pouco fotogénicas. Embora a Ana seja uma excelente fotógrafa! Bjs!

APS - Sim, a pintura é uma aguarela (no site do museu dizem guache e aguarela). É muito bonito, de facto. O texto de Sarah Afonso é realmente de uma limpidez que se relaciona bem com a pintura dela. Bom dia!