sexta-feira, 29 de julho de 2016

Hortelã & Menta


-
Rigolet - Pulegium regale (Mentha Pulegium) - Grandes Heures d'Anne de Bretagne (1503-1508)
-
Mentha piperita in Franz Eugen Köhler, Köhler's Medizinal-Pflanzen (1897)
-
Mentha spicata in Franz Eugen Köhler, Köhler's Medizinal-Pflanzen (1897)
-
Tenho em casa uma pequena horta com hortelã e poejo, que me permitiu descobrir as bonitas flores destas plantas, que antes desconhecia. Existem várias espécies de hortelã, muitas delas ao que parece com propriedades digestivas*. Eu gosto muito de hortelã, sobretudo em bebidas como o mojito, em chá de menta (estilo árabe), nos after-eight (e chocolates em geral) e nos gelados - como um da Olá que infelizmente estão a deixar de fabricar...
* Depois do comentário de LuisY fui pesquisar o poejo e acho melhor não o consumir muito, apesar de gostar do licor.

8 comentários:

APS disse...

As nossas, de varanda, estão florescentes..:-)
Bom dia!

Presépio no Canal disse...

Que bela ideia, Margarida! Menta nas saladas é óptimo, sobretudo, agora no Verão.
Também gosto muito de chá de menta fresca. No Inverno, bebo imenso.
Beijinho!

LuisY disse...

Margarida

A primeira variedade que mostrou parece-me mais a Mentha pulegium, isto é o nosso poejo, que aparece também reproduzido no Livro de horas de Ana da Bretanha. O poejo, que é uma das muitas variedades da menta, fica lindamente a temperar uma salada de tomate e cebola.

Bjos

Margarida Elias disse...

LuisY: muito obrigada!! Vou experimentar :-) Bjs

Margarida Elias disse...

APS - Estas não andam muito vistosas até porque a minha varanda foi atacada por um insecto qualquer minúsculo comedor de folhas. Mas as ervinhas sobrevivem e dão flores! Bom sábado!

Sandra - Concordo contigo. Poejo pelo que li hoje tem de ser consumido com cuidado... mas gosto do licor. Beijinhos!

Presépio no Canal disse...

Me too. Licor de poejo é uma maraviiha. :-)

ana disse...

Não sabia que poejo era uma variedade de menta.
Vivi numa residencial no Alentejo que se chamava Poejo e tinha-o no canteiro da da varanda.
Muito bonita esta postagem.
Beijinho. :))

Margarida Elias disse...

Do poejo também só descobri ontem. Beijinhos!