terça-feira, 19 de julho de 2016

Respigadores

Jean-François Millet, Des glaneuses (1857, Musée d'Orsay, Paris)
-
-
Acho que sempre gostei de ver o campo, especialmente na primavera e no verão. Nesta altura do ano começa a época das colheitas, e fazem-se fardos de feno, a que eu acho muita graça, porque adoptam formas geométricas (sobretudo cilindros e paralelepípedos), que contrastam com as formas da natureza e dos campos (agora) bastante desnudados. Mas julgo que estes fardos geométricos são recentes e antigamente seriam mais assim:

Ernesto Condeixa, Na eira (1882-1884, Museu José Malhoa)

Há uns anos atrás assisti a uma conferência onde o historiador e arquitecto Ricardo Agarez, não sei se citando alguém (não me lembro), comparava o trabalho dos actuais historiadores ao dos respigadores - pois tal como eles, andam a estudar sobretudo os temas que foram considerados pouco importantes pelos anteriores historiadores. 

Van Gogh, The harvest (1888, Van Gogh Museum, Amsterdão)

Daí que, quando olho para os campos no verão, vejo não só a beleza da paisagem. Penso também no trabalho de pessoas que fazem investigação em história da arte, escolhendo temas que há uns tempos seriam impensáveis.

Camille Pissarro, Récolte du foin à Eragny-sur-Epte (1889)
-
É certo, contudo, que o feno e o trigo são coisas diferentes. Os tais montes geométricos são de feno (e penso que actuais e feitos por máquinas). Os respigadores são do trigo (talvez já nem existam) e possivelmente hoje os fardos de trigo também são geométricos - não sei.

Ian Jones, Bushy tales

Por outro lado, creio que o feno serve principalmente para a alimentação dos animais (mas não só); enquanto o trigo serve maioritariamente para a alimentação humana. Por fim, fica aqui um exemplo de outro uso do feno:


E outro uso do trigo:

2 comentários:

Presépio no Canal disse...

A minha avó gostava muito de Feno de Portugal...:-)
É uma das memórias da minha infância.
Beijinhos! :-)

Margarida Elias disse...

É também uma memória da minha. E lembro-me bem do anúncio :-) Beijinhos!