L'atelier de Bazille (1870, Museu d'Orsay, Paris)
-
Como um dos meus temas preferidos na pintura é do quadro dentro do quadro, aqui fica um quadro recheado de outros quadros.
Apresenta o atelier da Rua de La Condamine, que Bazille partilhou com Renoir entre 1868 e 1870. No centro está Bazille, com a paleta na mão - retrato esse que terá sido pintado por Manet, pois numa carta escrita por Bazille ao seu pai, ele dizia: "Manet m'a fait moi-même". Manet, de chapéu, está a observar a tela sobre o cavalete. À direita, a tocar piano, está Edmond Maître. A natureza morta de Monet, junto do piano, recorda que Bazille adquiriu obras desse pintor, de modo a ajudá-lo financeiramente.
E aqui ficam algumas pinturas representadas, do que consegui apurar:
Pêcheur à l'épervier (1868, Fondation Rau pour le Tiers-Monde)
-
La Tireuse de Cartes (c. 1869)
-
La Toilette (1869-1870, Musée Fabre, Montpelier)
-
Claude Monet, Fruits et Gibier
-
Bibl. Páginas da internet, Museu de Orsay e Les Archives Zoliennes; texto online, Frédéric Bazille (1841-1870) La jeunesse de l’impressionnisme.
4 comentários:
Gostei deste post porque também gosto de quadros que representem galerias, exposições, ou ateliers como é o caso.
Bom fim de semana!
MR - São temas fascinantes :-) Bom Sábado!
Gostei deste seu post. A Margarida tem sempre muito bom gosto na selecção de imagens que aqui faz.
Adorei o seu trabalho de identificação dos quadros representados nesta tela. É curioso como o olhar humano é subjectivo. Quando abri a imagem fixei-me no mobiliário, o cadeirão Voltaire, a salamandra, a mesa de encostar, o canapé e a pianola, mas a Margarida fez-me reparar em cada um dos quadros que aqui são representados.
Bjos e boa semana de trabalho
Luis Y - Tive muita ajuda do site do Museu de Orsay. Com mais tempo investigava melhor, nomeadamente a pintura grande sobre o piano, que acho que é de Manet. Bom dia!
Enviar um comentário