terça-feira, 18 de dezembro de 2018

«Gulodices do Natal»


Pinhoada (Alcácer do Sal - © Doces Regionais)
-
«Outra grandeza direi desta cidade, que não é menor destas arriba. E digo nesta cidade quinze dias antes do Natal até dia dos Reis se põem 30 mulheres na Ribeira e Pelourinho Velho com suas mesas cobertas de toalhas e mantéis muito alvos, e em cima delas gergelim, pinhoada, nogada, marmelada, laranjada, sidrada e fartéis [bolos de açúcar e amêndoas], e toda outra sorte e maneira de conservas. (…) Ora, quando a gente extravagante gasta tanto nestas gulodices, que fará todo o mais povo nobre, em cujas casas se gasta em grandíssima quantidade frutas e conservas de muitas maneiras (…)».
-
João Brandão, Grandeza e Abastança de Lisboa em 1552, Lisboa, Livros Horizonte, 1990, p. 87.

5 comentários:

PNLima disse...

Que bela tradição já havia!
Bela e apetitosa estrela!
Bom dia

Margarida Elias disse...

Gosto muito de pinhoada e os fartéis deviam ser bem bons. :-) Beijinhos!

Portuguesinha disse...

QUe maravilha!
Em 1550... era assim.
Sempre existiram luxos "extravagantes". Se nesta era estes são todos feitos de plástico e na sua maioria destinado às crianças, nesse tempo eram os doces (que agora há para dar, vender e deixar estragar). Gostaria de poder ver essas mesas com esses doces. Parecem-me todos muito apetitosos. E com eu gosto de nogada, pinhoada... Devia ser bem económico usar pinhões nessa altura. Agora... Uma pinhoada é impossível de imaginar. Com o preço que cobram ao quilo pelo pinhão...

O que é Gergelim?
Quem me dera que existisse uma máquina do tempo. Ia fartar-me de viajar. Mas curiosamente ao contrário do que é popular, seria para o passado que queria ir, não o futuro.

MR disse...

Excelente excerto. Gosto muito de nougat, principalmente de amendoim.
Bom dia!

Margarida Elias disse...

MR - Eu também, mas acho que gosto de todos... :-) Boa tarde!