terça-feira, 26 de março de 2019

Dia do Livro Português (ainda segundo o meu Calendário)

-
Fiquei a pensar quais seriam os meus livros portugueses (ou de autores portugueses) preferidos. Excluindo os textos de carácter artístico ou histórico, coloco aqui sobretudo os textos de carácter literário, incluindo as memórias, crónicas e poesia. À cabeça, certamente Eça de Queiroz, sendo que o meu livro favorito dele é cada vez mais A Cidade e as Serras. Gosto também muito de Ramalho Ortigão e delicio-me a (re)ler As Farpas e outros textos. Gosto de Raul Brandão, muito embora haja apenas dois livros que li dele de que gostei verdadeiramente, que foram as Memórias e Os Pescadores. Apreciei, já recentemente, a leitura das Pupilas do Senhor Doutor de Júlio Dinis. E gosto muito, desde criança, de Sophia de Mello Breyner. Dos restantes livros e autores, recordo ainda alguns que me marcaram: Um Deus passeando pela brisa da tarde de Mário de Carvalho, A Casa do Pó de Fernando Campos e A Voz dos Deuses de João Aguiar. Dos poetas, aprecio Camões (especialmente a Lírica), Pessoa (A Mensagem), Afonso Lopes Vieira e a Sophia, entre outros - destacando ainda o meu tio João Mattos e Silva. De Alexandre Herculano gosto sobretudo dos textos não literários, sendo o mesmo verdade para os textos de intervenção de Almada Negreiros. Peças de teatro, só mesmo Gil Vicente, e tenho meditado por vezes no Auto da Barca do Inferno. A colagem de retratos que acompanha este post foi feita por mim (e está longe de ser perfeita), com imagens retiradas da internet, sendo que o retrato do meu tio, veio do Arpose.

4 comentários:

APS disse...

Grato pela referência.
Apoio inteiramente a sua selecção de preferidos, mas deixe-me, pela minha parte, aditar Eugénio de Andrade, tanto pela poesia como pela prosa límpida que escreveu, e Jorge de Sena, sobretudo pela sua obra ensaística.
Continuação de uma boa semana.

Margarida Elias disse...

APS - Tenho de ler esses dois autores, que conheço mal. Obrigada pela sugestão e bom dia!

Rui Luís Lima disse...

Autores portugueses na minha biblioteca favorita são sempre mais os poetas do que os prosadores. Começo assim pelos últimos com Eça a liderar e depois Camilo, nos clássicos, dando de seguida lugar aos surrealistas nas diversas áreas e chegando à poesia surge Pessoa, Eugénio de Andrade, Jorge de Sena, Herberto Helder, João Miguel Fernandes Jorge, Ruy Belo, Helder Moura Pereira, António Franco Alexandre, Luiza Neto Jorge, Fiama e Gastão Cruz e fico-me por aqui embora haja uma lista enorme de poetas de que gosto bastante:-)
Que se leia muito em Português são os meus votos sinceros, embora quando olho para as listas dos livros mais vendidos, sinto um calafrio ao ver os títulos:-)
Boa tarde!

Margarida Elias disse...

Mister Vertigo - Bom dia! :-)